Sub-categorias

Notícia

Dia do selo celebra-se em Lisboa

Eventos também em Braga e Vila Nova de Gaia.
Por J. Pires Santos|30.11.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Dia do selo celebra-se em Lisboa

As comemorações do 62º Dia do Selo celebram-se em Lisboa, na quinta-feira, 1 de dezembro, com a realização do Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia.

Com a reposição do feriado nacional do Dia da Restauração, os clubes filatélicos voltam a realizar eventos no Dia do Selo, efeméride que se celebra nesta data há cerca de cinquenta anos.

O Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia inicia-se às 10h30 no Czar Lisboa Hotel, em Lisboa. O almoço tem lugar às 13h30 horas (no restaurante ‘Os Amigos’), no final do qual serão distribuídos os Prémios de Mérito Filatélico de Literatura da Federação Portuguesa de Filatelia relativos ao ano de 2015.

Além dos eventos em Lisboa realizam ainda certames filatélicos alusivos a este dia em Braga e Vila Nova.

O Núcleo Filatélico de Braga inaugura, no Centro Comercial do Rechicho, uma mostra filatélica em que participam diversos filatelistas. Os Correios de Portugal editaram uma marca postal que reproduz a Capela de Santo Adrião, de Braga, e o posto móvel de correio estará à disposição dos interessados entre as 10h00 e as 13h00, no local da mostra.  

Já a mostra filatélica organizada pelo Clube de Colecionadores de Gaia dedicada ao Dia do Selo 2016 realiza-se de 1 a 11 de dezembro no Auditório de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia.

Este evento conta com os apoios da Federação Portuguesa de Filatelia, dos Correios de Portugal e da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares. 

O Auditório de Gulpilhares vai ser palco desta mostra, bem como da Cartogaya 2016, exposição anual de postais ilustrados. O certame tem entrada gratuita e apresenta excelentes e raras coleções de postais ilustrados de associados do Clube de Colecionadores de Gaia.

Os CTT concederam uma marca postal e o Clube organizador editou um selo personalizado alusivo do evento. O selo e o carimbo reproduzem a Capela do Senhor da Pedra. O posto de Correio estará à disposição dos interessados no local do evento entre as 09h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00. 

SELOS PORTUGUESES PREMIADOS

Dois selos portugueses, emitidos pelos Correios de Portugal em 2015, foram premiados na gala dos grandes prémios Nexofil, recentemente realizada em Madrid, Espanha.

Trata-se do selo ‘Ano Internacional dos Solos’, que recebeu o prémio de Melhor Design (o 1º prémio de conceção da arte final); e o selo ‘Bordados da Madeira’, na versão auto-adesivo, que foi considerado o 2º melhor selo a concurso na rúbrica ‘Inovação’.    

O primeiro selo foi ilustrado por Pedro Ferreira e mostra-nos uma planta, a terra, flores e legumes. Já o selo ‘Bordados da Madeira’ é da autoria da Folk Design.

Os prémios foram atribuídos por indivíduos independentes, de mais de 40 países, todos envolvidos na área filatélica, desde peritos filatélicos, jurados e jornalistas, federações nacionais e editores de catálogos. 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

pub