Escritor Michel Mohrt morre aos 97 anos

O romancista francês Michel Mohrt, que era também ensaísta, editor, historiador da literatura e membro da Academia Francesa desde 1985, morreu na quarta-feira aos 97 anos, indicou a sua editora, a Gallimard.
18.08.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Escritor Michel Mohrt morre aos 97 anos
Autor de quase 40 obras, durante muitos anos editor da Gallimard, onde era especialista em literatura americana, o escritor recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1962 Foto d.r.

Nascido a 28 de Abril de 1914 em Morlaix, região da Bretanha, Michel Mohrt estudou Direito e Letras em Rennes e inscreveu-se na Ordem dos Advogados de Morlaix em 1937. Participou na Segunda Guerra Mundial na campanha de 1940, como oficial, na frente dos Alpes.  

Autor de quase 40 obras, durante muitos anos editor da Gallimard, onde era especialista em literatura americana, o escritor recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1962, por ‘La Prison Maritime’, bem como o Prémio da Bretanha, entre outros.  

Um dos últimos livros que publicou foi, em 2000, ‘Tombeau de la Rouerie’ (Gallimard), a história de um marquês bretão que participou na guerra da  independência dos Estados Unidos liderando um contingente francês e que  regressou a França na véspera da Revolução e criou um exército clandestino  na Bretanha para se opor aos excessos da Convenção. Em 2002, publicou ‘Jessica ou l'Amour Affranchi’ (Gallimard).  

Michel Mohrt era também oficial da Legião de Honra, oficial das Artes e das Letras e foi condecorado com a Cruz de Guerra.  

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!