Itália pede ‘Mona Lisa’ emprestada

O pedido é inusitado, mas a Itália está convencida de que vai ter luz verde: o Comité Nacional para a Valorização de Bens Históricos e Culturais italiano pediu emprestado o quadro ‘Mona Lisa’, de Leonardo Da Vinci, que se encontra em exibição no Museu do Louvre, em Paris.
23.06.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Itália pede ‘Mona Lisa’ emprestada
Apelo ao empréstimo é um processo que durará entre seis a sete meses e Itália está já a procurar apoios junto de cem mil empresas para facilitar a transferência do quadro Foto d.r.

O objectivo é que a obra esteja em Florença durante algumas semanas de 2013, ano em que se assinala o centenário do resgate do quadro na cidade italiana após um célebre furto.

Segundo a agência EFE, o apelo ao empréstimo é um processo que durará entre seis a sete meses e Itália está já a procurar apoios junto de cem mil empresas para facilitar a transferência do quadro, que é um ‘ex-libris’ do Louvre e até serviu de base ao célebre romance ‘O Código Da Vinci’, de Dan Brown.

“Seria um evento de enorme valor cultural e histórico, além do mais por ser uma maravilhosa ocasião para Itália, e que permitiria devolver a Florença em 2013 ‘A Gioconda’, assim como ser exposta aos florentinos e aos italianos passados cem anos”, justifica o comité.

Para tal, as entidades culturais de Itália avançaram com uma petição que vai recorrer às redes sociais para conseguir apoios.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!