Sub-categorias

Notícia

Milhares de selos raros em leilão filatélico em Lisboa

Coleção de selos de Portugal avaliada mais de 50 mil euros vai à praça por 3 mil euros.
Por J. Pires Santos|06.12.17
  • partilhe
  • 1
  • +

O Clube Filatélico de Portugal encerra o ano com um dos maiores leilões filatélicos realizados nos últimos anos em Portugal, com cerca de três mil lotes em praça. O leilão decorrerá na sede do clube, na Avenida Almirante Reis, 70 – 5º dto, em Lisboa, no sábado, dia 9 de dezembro.

O catálogo deste 37º leilão abre com um conjunto de 24 lotes especiais, com destaque para uma carta de Correio Marítimo expedida de Macau para Lisboa a 23 de setembro de 1839, com porte de 80 réis batido a preto/sépia, pelo ‘Activa’.

A carta, muito bem conservada, é considerada exemplar de luxo e tem base de licitação de dois mil euros.

Do setor do correio ferroviário, destacamos uma interessante e rara peça filatélica dos Caminhos de Ferro do Estado – Direção Sul e Sudeste. Trata-se de um documento impresso com o selo Ceres de 15c preto, da companhia, circulado pela ambulância SUL II em 1927, para Aljustrel. No interior do impresso apresenta um carimbo de ferroviário de recepção CFSS/Aljustrel, peça com preço de licitação de 500 euros.

Reproduzimos uma das 59 cartas que circularam no Raid Aéreo Madrid – Manila, efetuado pelos pilotos espanhois Gallarza e Loriga em aviões biplanos Breguet. O sobrescrito foi registado em Macau a 11 de maio de 1926, com selos de 31 avos tipo D. Carlos I Mouchon, com sobrecarga ‘República’ local. O raid aéreo teve início em Madrid a 5 de abril de 1926 e fez escala em vários locais, tendo chegado a Macau no dia 1 de maio de 1926, onde chocou com árvores e esteve em reparação. Chegou a Manila a 13 de maio de 1926. Trata-se de uma peça muito rara, que tem valor base de licitação de mil euros.

Por último, referimos a rara coleção de selos de Portugal quase completa, desde 1853 a 1953, composta por selos novos e usados, incluindo blocos, imposto postal, porte franco, correio aéreo e encomendas com valor de catálogo de cerca de 50 mil euros. Tem base de licitação de 3 mil euros.

Este interessante leilão apresenta peças e coleções temáticas conhecidas dos filatelistas, que foram galardoadas com prémios nacionais e internacionais pertencentes a colecionadores portugueses recentemente desaparecidos.

O catálogo do leilão pode ser consultado através da página web do Clube Filatélico de Portugal (www.cfportugal.pt)

MOSTRA FILATÉLICA DO DIA DO SELO EM GAIA

O Clube de Colecionadores de Gaia assinalou o Dia do Selo 2017 com a realização de uma Mostra Filatélica inaugurada na Federação de Coletividades de Vila Nova de Gaia. Na mostra, que está patente até dia 17, podem ser apreciadas excelentes coleções filatélicas de associados do Clube.

Para assinalar o evento, os Correios e Telecomunicações de Portugal concederam uma marca postal que reproduz, estilizados, o Mosteiro da Serra do Pilar e a Ponte de D. Luís I.

A Mostra Filatélica pode ser visitada nos dias úteis das 16h30 às 20h00 e tem entrada livre. 

100 ANOS DO LIONS CLUBE DE PORTIMÃO

Para assinalar o centenário do Lions Clube de Portimão, a sua secção filatélica organizou uma mostra que decorrerá no Edifício do Auditório Municipal de Portimão no dia 8 de dezembro.

Neste evento filatélico podem ser apreciadas excelentes coleções de associados da Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão.

Os Correios de Portugal concederam uma marca postal que reproduz o logo do Lions e que estará à disposição dos filatelistas no local, entre as 10h00 e as 12h30. 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

pub