Sub-categorias

Notícia

Morreu Alberto Luís, marido da escritora Agustina Bessa-Luís

Advogado foi, durante décadas, o responsável por fixar os textos da escritora.
Por Hugo Real|14.11.17
Morreu Alberto Luís, marido da escritora Agustina Bessa-Luís
Augustina e Alberto Luís em Itália, no ano de 1968 Foto Página Literária do Porto

Alberto Luís, de 94 anos, morreu no passado domingo, na sua residência, no Porto. "Foi o coração que falhou", confirmou ao CM Mónica Baldaque, filha do casal.

O funeral realizou-se na Régua, no Douro, na segunda-feira.

O advogado casou-se com a escritora Agustina Bessa-Luís a 25 de julho de 1945, na cidade do Porto, onde viveram desde 1950. Os dois conheceram-se depois da escritora ter colocado um anúncio num jornal, em que pedia uma pessoa culta com quem se corresponder. À época, Alberto Luís era estudante de Direito em Coimbra, cidade onde o casal residiu até ele terminar o curso.

Alberto Luís era atualmente, em parceria com a neta Lourença Baldaque, responsável pela fixação do texto dos livros de Agustina Bessa Luís a publicar pela Relógio D’Água, editora que assumiu em 2016 a responsabilidade pela obra da autora (que até àquela data sempre esteve na Guimarães Editores, integrada no grupo Babel em 2010).

"Acho que toda a vida o pai foi responsável pela obra da mãe", sublinha Mónica Baldaque, que em conjunto com Lourença vai "trabalhar com mais força" com a Relógio D’Água, que este ano já reeditou obras como ‘A Sibila’, ‘Vale Abraão’ e ‘Dentes de Rato’.     

Agustina Bessa-Luís, que em outubro assinalou o seu 95º aniversário, é Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal (condecorada em 1981) e em 2016 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal.

Entre muitos outros galardões, recebeu, em 2004, o Prémio Camões e também o Prémio Vergílio Ferreira.

 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

Cultura

"O Zé merece que continuemos"

"O Zé merece que continuemos"

Grupo prepara novas canções. Primeiro novo tema chega na primavera. Sete músicas ainda foram gravadas por Zé Pedro, falecido em Novembro.

pub