Morreu o realizador Chris Marker

Morreu, no dia do seu 91º aniversário, o realizador francês Chris Marker, também conhecido como escritor, fotógrafo e documentarista e nome associado à Nouvelle Vague francesa, nomeadamente à facção Rive Gauche – mais interessada na ligação entre o cinema e as outras artes, com destaque para a literatura. O mesmo grupo a que pertenceram também Alain Resnais, Agnès Varda ou Armand Gatti.
30.07.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Morreu o realizador Chris Marker
Chris Marker era tido como um realizador "inclassificável" e como um criador original. Morreu no dia em que completava 91 anos Foto D.R.

Criador original e tido como “inclassificável”, Chris Marker nasceu a 29 de Julho de 1921 e o seu verdadeiro nome era Christian-François Bouche-Villeneuve. Entre os seus filmes mais famosos destaque para a curta-metragem de ficção científica ‘La Jetée’, de 1962, que inspirou ‘Doze Macacos’, com Bruce Willis.

A sua obra inclui ainda meia centena de documentários influentes e a colaboração com outros artistas – incluindo Alain Resnais (em ‘Hiroshima Meu Amor’) ou Costa Gavras (em ‘Z’).

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!