Museu Picasso reabre em Paris

Objetivo é expor "uma nova visão" do artista.
25.10.14
  • partilhe
  • 0
  • +
Museu Picasso reabre em Paris
Cinco anos após ter fechado portas, o resultado é o reaproveitamento de todos os espaços da mansão Foto Etienne Laurent/EPA

O Museu Picasso, em Paris, reabre este sábado ao público, no aniversário do nascimento do pintor, cinco anos após o encerramento, com o objetivo de expor "uma nova visão de Picasso", como disse à Lusa a conservadora Laure Collignon.

"O objetivo não é expor apenas as maiores obras de arte e esperar pelos turistas. Queremos associar os dois aspetos: receber os turistas e mostrar as obras-primas, mas também apresentar uma visão nova sobre Picasso, ao valorizarmos atividades menos conhecidas, como as ilustrações de livros, por exemplo. O objetivo não é sermos um templo de turistas", resumiu Laure Collignon, uma das conservadoras do museu.

Cinco anos após ter fechado portas e depois de ter passado três anos de obras de renovação e restauro, o resultado - assinado pelo arquiteto francês Jean-François Bodin - é o reaproveitamento de todos os espaços da mansão seiscentista e a ampliação da superfície de exposição de 1600 metros quadrados para mais do dobro, com os novos 3800 metros quadrados.

São exibidas 378 obras de forma cronológica e temática, ao longo de três percursos de visita, que incluem espaços antes vedados ao público, como as caves abobadadas e o sótão, com um teto em madeira do século XVII.

Aqui é apresentada a coleção pessoal do pintor, sendo as suas próprias telas confrontadas com as obras que ele foi adquirindo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!