Sub-categorias

Notícia

Porto acolhe eventos de coleccionismo

Até final de maio Invicta recebe a Exposição Comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima.
Por J. Pires Santos|16.05.17
  • partilhe
  • 0
  • +
Porto acolhe eventos de coleccionismo

Após a realização da 1ª Feira Internacional de Internacional de Numismática – que aconteceu no dia 13 de maio na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto – a Invicta prepara-se para receber outros eventos importantes na área do colecionismo.

Assim, até final do mês terão lugar o leilão do Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto; a Exposição Comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima; e a Festa do Livro Usado e Afins.

A mostra sobre Fátima, que é organizada pelo Clube de Colecionadores de Gaia, decorre no Centro Comercial da Cedofeita e pode ser visitada durante todo o mês de maio. Este certame reúne um conjunto de coleções de selos e outros documentos que recordam o evoluir do Santuário de Fátima ao longo destes 100 anos.

Na mesma exposição podem ainda ser apreciadas diversas peças filatélicas editadas pelos CTT por ocasião das visitas dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI ao Santuário Mariano de Fátima.

Quanto à Festa do Livo Usado e Afins, arranca no próximo dia 27 de maio e pode ser visitado entre as 10h00 e as 18h00. Tem entrada livre.

Por último, e também a 27 de maio, o Núcleo Filatélico do Ateneu Comercial do Porto realiza, na sede do Ateneu Comercial do Porto, a 65ª edição do Leilão Filatélico.

Ao longo de 80 páginas, o respectivo catálogo apresenta mais de dois mil lotes com centenas de milhares de selos e peças filatélicas – muitas raras e algumas únicas – que vão estar em praça.

Entre elas, destacamos um conjunto de cinco lotes do período pré-adesivo da Índia, cartas circuladas no período de 1854 e 1870 expedidas de Damão e Goa com trânsito por Alexandria e Bombaim, que têm base de licitação entre os mil e os três mil euros cada, num total de 12 mil euros.

Outra peça considerada muito rara é uma folha completa de 180 selos do 15 s/20c, castanho, da emissão ‘Ceres com sobretaxa’ catalogada por cerca de 17 mil euros e que terá base de licitação de 4 500 euros.

Por último, referimos um sobrescrito registado que circulou do Porto para Nova Iorque em 1940, franquiado com um bloco da Legião Portuguesa. É a única peça conhecida com o bloco nº1 e tem base de licitação de quatro mil euros.

Os interessados poderão consultar o catálogo do leilão no site www.nfacp.com

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

pub