Sub-categorias

Notícia

Romance histórico cita Aristides de Sousa Mendes

Obra vai ser lançada em Portugal.
14.09.15
  • partilhe
  • 0
  • +
Romance histórico cita Aristides de Sousa Mendes
A escritora menciona no livro os vistos dados pelo então cônsul Foto Nuno André Ferreira/Lusa

O romance histórico 'Uma Praça em Antuérpia', da brasileira Luize Valente, será lançado na sexta-feira em Portugal, com um enredo que se passa na Segunda Guerra Mundial e cita a atuação de Aristides de Sousa Mendes. 


Sousa Mendes é conhecido por ter sido cônsul em Bordéus e na Antuérpia e por ter contrariado as ordens do Governo de António Salazar para conceder milhares de vistos a refugiados que fugiam da França ocupada pelos nazis.


A trama de Luize Valente tem como personagens protagonistas duas irmãs gémeas portuguesas, obras de ficção, mas a ideia partiu de um interesse pela história de Sousa Mendes, despertado há cerca de dez anos.


"A primeira vez que ouvi falar dele, no início dos anos 2000, foi num evento no qual inaugurou um busto do Aristides de Sousa Mendes.

Fui para outros rumos, estava a fazer um documentário, mas guardei a história para que eu pudesse falar dele numa ficção", afirmou a autora à Lusa, por telefone.


A escritora realçou que menciona no livro os vistos dados pelo então cônsul, e a quantidade de pessoas que ele salvou, como uma forma de recordar uma personalidade que só foi reconhecida "muito tempo depois da guerra".


O livro 'Uma Praça em Antuérpia' será lançado em Portugal pela editora Saída de Emergência, como parte da coleção Romances Históricos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

Cultura

"O Zé merece que continuemos"

"O Zé merece que continuemos"

Grupo prepara novas canções. Primeiro novo tema chega na primavera. Sete músicas ainda foram gravadas por Zé Pedro, falecido em Novembro.

pub