Sub-categorias

Notícia

Inês Henriques sagra-se campeã mundial nos 50 km de marcha

Atleta portuguesa conquistou novo recorde nos Mundiais de Atletismo, em Londres.
13.08.17
Inês Henriques conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo em Londres, ao vencer a prova de 50 km de marcha. 

A portuguesa, de 37 anos, conquista assim um novo recorde mundial com 4h05m56s. Recorde-se que o último recorde do mundo já era seu, conseguido em 15 de janeiro de 2017 em Porto de Mós.

A prova dos 50 km de marcha feminina decorreu em simultâneo com a masculina, uma vez que apenas participaram sete atletas.

té chegar a Londres, Inês Henriques tinha no currículo três participações olímpicas, a última das quais no Rio2016, onde alcançou o 12.º posto nos 20 km marcha. A atleta conta ainda um sétimo posto nos Mundiais de 2007 e um nono nos Europeus de 2010, sempre na distância dos 20 km.

"Isto é o resultado de 25 anos de trabalho"

A medalha de ouro hoje nos Mundiais de atletismo e o recorde mundial nos 50 km marcha são fruto de " de 25 anos de trabalho", disse hoje a portuguesa Inês Henriques.

"Foi fantástico, não consigo descrever em palavras aquilo que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho, do meu treinador Jorge Miguel e da minha equipa de Rio Maior", afirmou, no final da prova,

Para a atleta, de 37 anos, o feito é "extraordinário", mas alcançado com dificuldade.

"Os últimos quatro quilómetros foram muito duros, mas eu comecei a fazer contas e [pensei]: 'Só tens de acabar tranquila'. Não podia fazer muito mais esforço em termos musculares, foi mesmo gerir até ao fim", revelou.

Primeiro-ministro orgulhoso de conquista

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje Inês Henriques, atleta portuguesa de marcha, considerando "um motivo de orgulho para Portugal" a medalha de ouro conquistada nos mundiais de atletismo que decorrem em Londres.

"Ouro e record do mundo nos 50km marcha. Brilhante, Inês Henriques! Mais um motivo de orgulho para Portugal. Muitos Parabéns!", lê-se na mensagem do primeiro-ministro português divulgada na sua conta na rede social Twitter.




Marcelo felicita "notável prestação" de Inês Henriques

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a atleta de marcha Inês Henriques pela conquista da medalha de ouro nos Mundiais de atletismo de Londres e pela sua "notável prestação".

Numa curta nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem de felicitações pela conquista da medalha de ouro na prova feminina dos 50km marcha e pelo novo recorde mundial hoje estabelecido.

"Mais uma notável prestação de uma atleta portuguesa que eleva o nome de Portugal e projeta o atletismo e o desporto nacional", lê-se na nota.

Governo parabeniza Inês Henriques por exibição

O ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e Desporto felicitaram hoje a atleta de marcha Inês Henriques pela sua "inesquecível exibição" nos mundiais de atletismo de Londres onde conquistou uma medalha de ouro.

"O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, felicitam a atleta Inês Henriques pela sua inesquecível exibição nos Mundiais de Atletismo de Londres, conquistando a medalha de ouro nos 50km Marcha Femininos", lê-se numa nota hoje enviada pelo Ministério da Educação (ME).

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Desporto

pub