Sub-categorias

Notícia

Paralímpicos e ligações à RTP chumbam Vieira

Conselho de Opinião vetou presidente do Observatório de Imprensa para cargo de Provedor do Ouvinte.
Por Duarte Faria|30.11.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Paralímpicos e ligações à RTP chumbam Vieira
Joaquim Vieira, presidente do Observatório de Imprensa Foto Nuno Lourenço

O Conselho de Opinião (CO) da RTP chumbou o nome de Joaquim Vieira para o cargo de Provedor do Ouvinte. Entre as razões apresentadas pelos membros do CO para o veto está o facto de a RTP ser o maior cliente da sua produtora, a Nanook, de ser comentador do programa ‘O Último Apaga a Luz’, da RTP 3, e de, no verão, ter classificado os Jogos Paralímpicos como um "espetáculo grotesco". O nome de Joaquim Vieira, presidente do Observatório de Imprensa, obteve 21 votos contra, cinco favoráveis e três brancos.

Contudo, ao que o CM apurou, o fator decisivo para o chumbo terá sido a falta de experiência de Joaquim Vieira na rádio. Os membros do COconsideraram que o jornalista tem "um currículo notável" mas "não para este cargo". Contactados, Joaquim Vieira e Manuel Coelho da Silva, presidente do Conselho de Opinião, optaram por não comentar a deliberação. A RTP também não se pronunciou.

Já Jorge Wemans, ex-diretor da RTP 2, foi aprovado como Provedor do Telespectador, com 14 votos a favor, onze contra e três brancos. "Estou muito entusiasmado. Espera-me um trabalho importante, de grande responsabilidade, que já foi feito por pessoas de muita qualidade", reagiu Jorge Wemans, que sucede a Jaime Fernandes.

Os dois nomes foram indigitados pela administração da RTP. O parecer do CO é vinculativo. A RTP terá agora de apresentar um novo candidato ao cargo de Provedor do Ouvinte, o que deverá acontecer ainda em dezembro. O mandato da atual provedora, Paula Cordeiro, terminou no início do verão.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Desporto

pub