Agência Moody's baixou rating a quatro bancos portugueses

A agência de notação financeira Moody´s baixou o 'rating' da dívida com garantia estatal emitida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Banco Comercial Português (BCP) e Banco Internacional do Funchal (Banif), segundo um comunicado distribuído esta quinta-feira pela agência.
07.07.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Agência Moody's baixou rating a quatro bancos portugueses
A dívida com garantia do Estado e emitida pela CGD desceu dos níveis de Baa1 para Ba1 Foto Diogo Pinto

De acordo com o documento, a dívida com garantia do Estado e emitida pelo BES e pela CGD desceu dos níveis de Baa1 para Ba1,  enquanto a do BCP e do Banif passou de Baa1 para Ba2.  

 

A mesma agência de notação financeira explica que a decisão de baixar a dívida garantida dos bancos portugueses vem no seguimento de a agência ter cortado o "rating" da dívida da República para "Ba2", uma notação que já corresponde a território de "investimento de alto risco", ou seja, "lixo".

 

A Moody's adverte que a CGD e o BES podem sofrer mais cortes.

 

Excluídos deste corte estão o BPI e o Santander Totta, uma vez que as duas instituições bancárias não recorreram às garantias do Estado.

 

Em território de investimento de alto risco está também BCP e Banif a quem a Moody's cortou em quatro níveis de Baa1 para Ba2.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!