BdP informa clientes e acionistas sobre impacto da resolução

BdP quer dar resposta a um conjunto de "perguntas frequentes" relacionados com a intervenção das autoridades no Banif.
28.12.15
  • partilhe
  • 0
  • +
BdP informa clientes e acionistas sobre impacto da resolução
Grupo quer investigar os contornos do apoio estatal Foto Tiagoa Petinga/Lusa

O Banco de Portugal colocou no seu portal um conjunto de informações relacionadas com as implicações da medida de resolução aplicada ao Banif para acionistas e clientes do banco. Este documento do supervisor bancário é datado de 23 de dezembro e visa dar resposta a um conjunto de "perguntas frequentes" relacionados com a intervenção das autoridades no Banif. Seguem-se respostas do Banco de Portugal a várias perguntas sobre o impacto da medida de resolução aplicada ao Banif.

Por que motivo foi aplicada a medida de venda em contexto de resolução ao Banif?
Foi decidida a venda da atividade do Banif e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta, no contexto de uma medida de resolução, de forma a garantir a total proteção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer no que diz respeito a depósitos constituídos juntos do Banif quer a obrigações séniores emitidas pelo próprio Banif e que constituam sua dívida própria, bem como o financiamento à economia e a continuação dos serviços financeiros até aqui prestados por esta instituição.

Quais foram as medidas aplicadas ao Banif?
As autoridades nacionais decidiram aplicar as seguintes medidas ao Banif em contexto de resolução:
1) Venda da atividade do Banif - Banco Internacional do Funchal e da maior parte dos seus ativos e passivos ao Banco Santander Totta.
2) Transferência de alguns ativos do Banif para um veículo de gestão de ativos especialmente criado para o efeito. Esse veículo de gestão de ativos, denominado Naviget S.A. foi criado pelo Banco de Portugal para receber e gerir os direitos e obrigações transferidos, com vista à sua posterior venda ou liquidação.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De JJLL29.12.15
    Os imbecis e palermas do BdP não precisam de explicar mais nada.....foi mais uma javardice para o Zé Povinho pagar......ninguém vai ser responsabilizado, fica tudo com eles gostam......
1 Comentário
  • De JJLL29.12.15
    Os imbecis e palermas do BdP não precisam de explicar mais nada.....foi mais uma javardice para o Zé Povinho pagar......ninguém vai ser responsabilizado, fica tudo com eles gostam......
    Responder
     
     0
    !