Carlos Tavares favorável a saídas ordenadas do Euro

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, afirmou esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças, numa alusão ao impasse grego, que é favorável a saídas ordenadas do euro.
30.05.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Carlos Tavares favorável a saídas ordenadas do Euro
“Não é impossível uma saída ordenada da zona euro em que haja, durante algum tempo, um mecanismo de apoio à estabilidade cambial”, disse Carlos Tavares Foto d.r.

“Não é impossível uma saída ordenada da zona euro em que haja, durante algum tempo um mecanismo de apoio à estabilidade cambial”, defendeu o regulador.

Recorde-se que há vários analistas que dão como cada vez mais próxima a saída da Grécia da moeda única. “Se isso acontecer não me aprece significativamente negativo”, acrescentou.

Para Carlos Tavares, os lideres europeus têm confundido a zona  euro com a União Europeia (EU). “Há uma questão de fundo que tem que ser discutida: como é que países que estão na moeda  única, com níveis de produtividade diferentes, podem  estar numa zona  euro sem poderem ajustar as taxas cambiais para minimizarem essas diferenças?”

No entender do supervisor, “corremos o risco, ao resolver o problema  só no curto prazo, atirando dinheiro para o problema, e daqui a uns tempos estarmos sem dinheiro, mas na mesma situação”.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!