Sub-categorias

Notícia

Juros da casa em mínimos históricos

Os bancos emprestaram em janeiro deste ano 634 milhões de euros para aquisição de casa.
Por João Maltez|14.03.18
Juros da casa em mínimos históricos
Habitação Foto João Cortesão
A taxa de juro média dos empréstimos bancários para compra de habitação foi em janeiro de 1,47%, valor que corresponde a um novo mínimo, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal. No mesmo período, o montante global do crédito concedido para aquisição de casa chegou aos 634 milhões de euros, o menor desde abril de 2017.

De acordo com o supervisor do setor bancário, a taxa de juro média dos empréstimos à habitação concedidos em dezembro de 2017 era de 1,57%, pelo que foi registada a descida de uma décima no espaço de um mês. Esta realidade resulta em parte dos valores negativos que têm mantido as Euribor – média das taxas nos empréstimos interbancários –, mas também da redução da margem de lucro dos bancos (spread) na concessão deste tipo de empréstimos.

A título de exemplo, a taxa Euribor a seis meses, a mais usada em Portugal nos créditos à habitação, está em terreno negativo desde 6 de novembro de 2015. Na terça-feira, o seu valor fixou-se em -0,271%, pela terceira sessão consecutiva. O mínimo de sempre (-0,279%) data de 31 de janeiro deste ano.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!