Sub-categorias

Notícia

Google arrisca multa de mais de mil milhões da Comissão Europeia

Bruxelas já prepara sanção ao gigante tecnológico por dar prioridade à promoção de produtos da empresa no seu motor de busca.
Por Pedro Zagacho Gonçalves|16.06.17

Comissão Europeia (CE) está a preparar-se para aplicar uma multa de mais de mil milhões de euros à Google, por considerar que o gigante tecnológico, no seu famoso motor de busca, dá prioridade na promoção de serviços e produtos da empresa em detrimento dos mesmos pertencentes à concorrência.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Financial Times, que adianta que a decisão de Bruxelas será anunciada em breve. A CE deverá anunciar que a Google foi culpada de abusar da sua posição dominante no mercado, ao manipular os resultados no motor de busca para favorecer o novo serviço Google Shopping (que compara vários preços de produtos), deixando para segundo plano outros serviços concorrentes que fazem o mesmo.

Esta será uma sanção sem precedentes, após uma investigação que já dura há sete anos. Já em julho do ano passado a Comissão tinha declarado que a Google "abusou da sua posição dominante para favorecer sistematicamente o seu serviço de comparação de preços na página de resultados" do motor de busca.

Contactados pelo Financial Times e pelo The Guardian, nem os representantes da CE nem os da Google quiseram comentar o caso.

A multa a ser aplicada pela CE é de valor superior à aplicada à Intel em 2009. Na altura considerou-se que o fabricante de chips tinha "comportamento anti-competitivo".

Esta notícia surge depois da decisão de forçar a Apple a pagar 13 mil milhões de euros à Irlanda em impostos, como consequência do regulador ter descoberto que o regime da empresa naquele país era uma forma de "apoio ilegal".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Economia

pub