Grupo Bankia apresenta prejuízo de 21 mil milhões de euros

O grupo BFA-Bankia apresentou prejuízos de 21 238 milhões de euros em 2012, um valor seis vezes superior ao registado em 2011, anunciou a Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV).
28.02.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Grupo Bankia apresenta prejuízo de 21 mil milhões de euros
O grupo BFA-Bankia encontra-se atualmente nacionalizado pelo governo espanhol. Foto Reuters

Entre o prejuízo do grupo, que se encontra nacionalizado pelo governo espanhol, 19 193 milhões correspondem ao Bankia. O número é explicado pelo programa de provisões e saneamentos implementado pelo grupom cujos custos foram de 26 845 milhões de euros.

Apesar dos valores registados, o Grupo Bankia prevê entrar em rentabilidade ainda este ano, insiste que arranca 2013 com um balanço equilibrado e uma liquidez de mais de 40 mil milhões de euros, que permite cobrir os vencimentos de dívida dos próximos seis anos.

"Iniciámos 2013 com uma posição sólida: um balanço equilibrado, bons níveis de solvência e uma excelente situação de liquidez", refere o presidente da entidade, José Ignácio Goirigolzarri.

"O nosso desafio agora é fazer do Bankia uma entidade rentável que permita devolver à sociedade o apoio que nos tem dado", sublinhou.

No início deste mês, a direção do banco nacionalizado e os sindicatos alcançaram um pré-acordo para o despedimento de 4.500 trabalhadores, com indemnizações de 30 dias por ano de trabalho até um máximo de 20.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!