Sub-categorias

Notícia

Pescadores esperam aumento de quota da sardinha em 2017

Limite de Portugal fixou-se nas 11.500 toneladas este ano.
Por Lusa|17.10.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Pescadores esperam aumento de quota da sardinha em 2017
Associação destaca a "boa" recuperação do recurso Foto Pedro Noel da Luz

A frota de cerco vai suspender a pesca da sardinha a partir de quarta-feira mas espera poder aumentar a quota para mais 3 a 4 mil toneladas a partir de 2017, atendendo à "boa" recuperação do recurso.

A expectativa é, "no mínimo", mais 3 a 4 mil toneladas de sardinha para os pescadores portugueses, embora para o setor "o ideal" fosse ir até às 20 mil toneladas, disse à Lusa o presidente da Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (uma arte de pesca dirigida a espécies como a sardinha, o carapau ou a cavala), Humberto Jorge.

A quota de sardinha ibérica, gerida em conjunto por Portugal e Espanha, fixou-se este ano nas 17 mil toneladas, cabendo a Portugal cerca de dois terços do total, ou seja, aproximadamente 11.500 toneladas, um valor inferior às 13.500 toneladas atribuídas em 2015.

No entanto, o facto de a pesca ter começado mais tarde (em maio) e de o limite de capturas diárias ter sido reduzido permitiu prolongar as capturas até meados de outubro.

"A quota esfumou-se em pouco tempo", desabafou Humberto Jorge, sublinhando que "não houve um aumento" das possibilidades de captura em 2016.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Economia

pub