Sardinha em risco

"No próximo ano poderá não haver sardinha no Algarve", afirma Mário Galhardo, presidente da Barlapescas – Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento. Os pescadores dizem que a cavala em excesso no mar da região ameaça dizimar a sardinha.
02.10.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Sardinha em risco
Pescadores querem capturar cavala de menor dimensão Foto Paulo Marcelino

"É uma coisa assustadora. Tem dias em que a quantidade de cavala é tão grande que, se lançássemos as redes, estas partiam-se. Mas não deixam os pescadores efectuar a sua captura, porque o peixe tem 18 ou 19 centímetros de tamanho e só pode ser vendido com mais de 20", refere Mário Galhardo.

A Barlapescas já solicitou às entidades oficiais que seja permitida temporariamente "a captura de cavala de menor dimensão, como já aconteceu, há uns anos, com o carapau".

Se nada for feito, poderá haver uma razia noutras espécies, nomeadamente na sardinha. "A cavala é um peixe predador. Quando a sardinha desovar, come tudo", alerta o presidente da principal associação algarvia da pesca da sardinha.

Os pescadores vão aguardar até terça-feira por uma resposta das entidades oficiais a permitir a captura de cavala mais pequena. Caso contrário, ameaçam com protestos e admitem paralisar a frota.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!