Fábio perde 40% do peso

Fábio Neves sagrou-se vencedor do concurso ao perder 51 kg. Vanessa, a namorada, ficou em terceiro lugar
02.08.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Fábio perde 40% do peso
Fábio Neves emocionou-se com a vitória de ‘Peso Pesado’. Para o jovem do Porto, esta conquista é uma prova da sua perseverança em que muitos não acreditavam Foto Vasco Neves

Ao perder quase metade do seu peso corporal (41,13%), Fábio, 21 anos, tornou-se vencedor e subiu ao pódio do concurso ‘Peso Pesado’, da SIC, no domingo. A namorada, Vanessa Mesquita, de 20, ficou em terceiro lugar, com menos 43,3 kg. Os concorrentes, naturais de bairros problemáticos do Porto, trouxeram para casa os 50 mil euros. Agora, o desafio é não voltar ao peso antigo.

"Queria provar que tenho valor a quem nunca acreditou em mim", disse Fábio no final do programa. A família de Vanessa, com quem o vencedor tem uma estreita ligação, não esconde o orgulho no casal. "Agora até há gente que vem pedir autógrafos na rua", disse ao CM Rosa Mesquita, tia de Vanessa. Paula Mesquita, mãe da jovem, é quem mais se emociona. "Nem há palavras para descrever o que sinto. São uns lutadores e mereceram o que ganharam. O dinheiro faz falta, mas a saúde é o mais importante. Estou muito feliz pela minha filha e pelo meu Fábio, que está irreconhecível", afirma.

Os vizinhos recordam o tempo em que o casal lanchava pizas e bolos de carne. David Duarte, que conhece Fábio e Vanessa "desde sempre", confessa estar "muito orgulhoso".

Com o prémio, o casal quer comprar casa e já só pensa no casamento, que está previsto para os próximos meses.

VANESSA, A NOIVA FELIZ

"Coube num vestido de noiva. Estou deslumbrada!", comentou Vanessa, que desfilou de branco no estúdio. Fábio reagiu: "Ver a Vanessa vestida de noiva foi muito estranho... Mas estava linda!" Agora, a "prioridade" do casal é marcar o enlace. "Vamos casar pelo registo, o mais depressa possível, e fazer uma festa enorme, com toda a família e os amigos", diz a noiva.

"PRECISO DE UMA PLÁSTICA"

Filipe Matias, um desempregado de 33 anos, expulso antes do final do concurso, foi o segundo vencedor de ‘Peso Pesado’, ao arrebatar 25 mil euros. Mas o prémio de casa não fez jus ao esforço do verdadeiro herói desta longa e dura maratona que foi o programa de entretenimento da SIC.

No concurso destinado a escolher o concorrente capaz de perder mais peso, o alentejano perdeu 70,5 quilos, 41,2% da sua massa gorda.

"Sinto-me o vencedor de ‘Peso Pesado’", desabafou Filipe, no final da noite, "eternamente grato" aos que o seleccionaram para o concurso da SIC. "Nunca mais voltarei a engordar. Esta é uma palavra banida do meu vocabulário", diz Filipe, que quer "ter saúde" para "ver crescer" Bernardo, o filho de dois anos.

Com menos 70 quilos, Filipe tem agora de eliminar as peles que se ressentiram da perda de peso. "Preciso de uma cirurgia plástica. E de um patrocinador. Não posso gastar o dinheiro em plástica. Preciso dele para reorganizar a minha vida, definir prioridades", revela o alentejano, que deverá dividir o prémio com Ricardo, outro concorrente . "Na herdade, havia um trato entre os dois. Quem ganhasse partilhava o prémio", revela.

Enquanto aguardava, em casa, a final de domingo, Filipe levantava-se às cinco da manhã, pedalava oito horas e percorria quilómetros em torno da aldeia de Nossa Srª das Neves, Beja.

CANDIDATOS A SEGUNDA EDIÇÃO DO PESO PESADO ASSISTE A GALA

Alexandre, de 29 anos, e Margarida, de 21, são dois dos mais de 15 mil candidatos à segunda edição de ‘Peso Pesado’, cujos castings estão a decorrer.

Com 242 quilos, Alexandre é um repetente. Chumbou na tentativa de entrar na primeira edição, mas, porque perder peso é uma prioridade, tenta de novo a sua sorte. "Não é o dinheiro que me move, mas sim a perda de peso e a qualidade de vida que os concorrentes ganham. As provas são duras, mas vou conseguir", afirma.

Também Margarida, estudante, quer ter "mais saúde". "É duro estar na herdade, mas tenho um objectivo", afirma.

PERIGO DE RECUPERAR PESO E ENGORDAR MAIS

Nutricionistas e endocrinologistas desaconselham a dieta que os concorrentes do ‘Peso Pesado’ fizeram. Os especialistas contactados pelo CM garantem que a maior parte dos concorrentes poderá voltar a engordar. O nutricionista Alexandre Fernandes alerta para o facto de os concorrentes terem feito durante quatro meses, de forma controlada, exercício intensivo e uma ingestão mínima de calorias, algo "difícil de manter na vida real". Perante qualquer deslize, o organismo absorve tudo, possibilitando a recuperação do peso perdido e até "um aumento". José Camolas, nutricionista do Hospital de Santa Maria (Lisboa), alerta para o facto de as dietas rápidas contribuírem para a flacidez do corpo e o "aparecimento das peles que exigem cirurgia plástica". Carlos Vasconcelos, endocrinologista no Egas Moniz (Lisboa), critica o choque metabólico das dietas rápidas e cita Emílio Peres, especialista em nutrição já falecido: "Solução para a obesidade é menos prato e mais sapato."

DISCURSO DIRECTO

"DIETAS 'IOIÔ' SÃO RISCO PARA A SAÚDE": Pedro Graça, Plataforma Nacional contra a Obesidade

Correio da Manhã – Qual o perigo das dietas rápidas ?

Pedro Graça – As dietas rápidas ou ‘ioiô’ podem aumentar os riscos cardiovasculares, de hipertensão e comprometer o sistema imunitário.

– É fácil manter o peso?

– As pessoas devem ter a consciência de que perder peso é um assunto sério. As pessoas que fazem estas dietas podem recuperar o peso e até aumentar mais ainda.

– Desaconselha estas dietas?

– Sim. Uma dieta deve conjugar nutrição, exercício e terapia comportamental. Deve durar pelo menos seis meses, e a pessoa deve perder entre 500 gramas a 1 quilo por semana. Deve ser planeada tendo em conta as dificuldades do dia-a-dia da pessoa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!