Uma mulher de 64 anos deu à luz gémeos esta quarta-feira no hospital da cidade espanhola de Burgos. É a segunda mais velha mãe registada em Espanha - em 2009 uma senhora foi mãe aos 67 anos - , mas o caso está envolto numa série de situações polémicas.
O Hospital de Burgos anunciou que tudo está bem com a mãe e os filhos. "Mobilizámos todos os meios técnicos e humanos à nossa disposição. Temos uma equipa de ginecologistas, parteiras e todo o pessoal de enfermaria e auxiliar", disse Pilar Gómez, administradora do Hospital onde decorreu a cesariana, citada pelo site
20 Minutos.
Mas o caso, com um final aparentemente feliz, levanta uma série de questões éticas e jurídicas.
O jornal
El Mundo noticia esta sexta-feira que a mulher em causa sofre de esquizofrenia e que a própria família tentou impedir judicialmente o processo de fertilização
in vitro que decorreu nos Estados Unidos.
Chegaram a pedir que lhe fosse retirado o passaporte, mas a mulher venceu todos os obstáculos legais e conseguiu mesmo engravidar. Tal aconteceu depois de uma clínica de Barcelona lhe ter recusado perentoriamente a possibilidade de fazer a fertilização em Espanha.
A mulher, identificada com a sigla Mauricia I.A., já tinha sido mãe aos 58 anos, mas a filha de seis anos foi-lhe retirada recentemente por apresentar sinais de abandono. O absentismo escolar e os maus cuidados de higiene levaram as autoridades a entregar a menor a uma familiar.
O
El Mundo conta que os irmãos de Mauricia temem que as duas crianças nascidas esta semana possam estar em risco. A mulher vive sozinha numa pequena vila da Região de Castela e Leão e os vizinhos contam ao diário espanhol que as razões que levaram a mulher a perder a custódia da filha se devem ao facto de esta isolar a criança do resto do mundo, impedindo-a de sair à rua e recusando mesmo a visita de assistentes sociais.
A filha mais nova de Mauricia vive agora no Canadá com uma sobrinha sua. Fala frequentemente com a mãe através da Internet.
Os serviços sociais regionais estão agora a analisar se existe risco para os dois novos bebés.
O que achou desta notícia?
-
73.6%Muito insatisfeito
-
3.2%
-
8.8%
-
5.6%
-
8.8%Muito satisfeito
Obrigado pelo seu contributo.
-
73.6%Muito insatisfeito
-
3.2%
-
8.8%
-
5.6%
-
8.8%Muito satisfeito