Sub-categorias

Notícia

175 anos de pastéis de Belém

O clã Clarinha conserva o segredo dos pastéis criados por um monge. Tem de ser. Já foram alvo de espionagem industrial
12.08.12
  • partilhe
  • 0
  • 0
175 anos de pastéis de Belém
Só os mestres mais velhos detêm o segredo da confecção Foto Bruno Colaço

Não subiram ao estrelato, como o fado ou o futebol, e nunca saíram do seu bairro, mas não lhes faltam admiradores pelo mundo fora e até já foram alvo de espionagem industrial. Completam este ano 175 anos. Não há crise que lhes toque e talvez por isso até o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, defendeu que bom remédio para os investidores era "alguém abrir um franchising dos natas".

Mas para Miguel Clarinha, um dos actuais responsáveis da fábrica dos pastéis de Belém, em Lisboa, a questão não é assim tão simples: "A exportação só fará um dia sentido se não for necessário abdicar da qualidade." É que para pôr lá fora os mais famosos de todos, era preciso "congelar", o que "certamente iria alterar o seu sabor original", afirma.

Esta receita original, que ninguém consegue imitar, era confeccionada pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, que os confeccionavam e vendiam à então parca população de Belém. Com as revoluções liberais, em 1837, os monges e as freiras viram-se expulsos dos seus conventos e abadias, e, segundo reza a lenda, Domingos Rafael Alves, um comerciante com olho para o negócio que possuía uma antiga refinaria de açúcar onde hoje é a loja dos pastéis de Belém, terá comprado a cobiçada receita ou empregado o monge que a detinha, não se sabe ao certo. Assim, juntou-se o útil ao agradável, que é como quem diz, o mestre ao açúcar, produto raro e caro na época.

Qual é o seu nível de satisfação ao ler esta notícia?
  • Muito insatisfeito
  • Muito satisfeito

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)

Mais notícias

Mais notícias de Domingo

Escolhas

Amigo Spielberg

Amigo Spielberg

Último filme do realizador americano, ‘O Amigo Gigante’, adapta obra de Roald Dahl sobre uma órfã e o seu enorme amigo

Domingo

Uma rosa com espinhos

Uma rosa com espinhos

O atual presidente do governo regional tem 55 anos e o cultivo das rosas tem-lhe saído melhor do que a política. Depois da câmara do Funchal, na qual o seu sucessor terá encontrado uma dívida superior a 100 milhões, viu-se agora chamuscado pelo “excesso de optimismo” na gestão do incêndio na Madeira. Pelo caminho, ainda um plano de pagamento de dívidas à segurança social, mas não só.

pub