“A floresta é fonte de uma riqueza imensa”

Professor de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Domingos Lopes alerta para o problema da desertificação e os perigos do afastamento da sociedade em relação ao meio rural
Por Vanessa Fidalgo|26.08.18
Nasceu no campo, no coração da serra da Lousã e a ele dedicou a sua carreira académica. Domingos Lopes, professor da Universidade de Trás- -os-Montes e Alto Douro (UTAD) só trocou a ruralidade pelo bulício de Londres nos tempos do doutoramento. E lamenta que outros não lhe sigam as pegadas.

Sobram vagas nas universidades portuguesas para os cursos de Engenharia Florestal e Arquitetura Paisagista. A litoralidade e o apelo da ‘vida moderna’ ditaram o desinteresse por estes cursos?

As dinâmicas sociodemográficas, em todo o Mundo, mostram que as pessoas estão cada vez mais citadinas e mais distantes dos territórios rurais. Isto pode fazer-nos correr o risco de efetuarmos uma leitura pouco eficiente destes espaços, muitas vezes assentes em ideias românticas destes territórios, mas simplistas e desfasadas da realidade. Não consigo encontrar explicação para a atratividade de áreas com relevância para o País muito mais reduzida e, em contrapartida, a falta de atratividade que têm demonstrado áreas de conhecimento verdadeiramente fulcrais para o País e para o seu desenvolvimento harmonioso, como são Engenharia Florestal e Arquitetura Paisagista. Veja-se o problema constante dos incêndios... A Engenharia Florestal é completamente estruturante na resposta integrada que se deseja para este problema. Enquanto não formos capazes de trazer conhecimento, ciência e tecnologia para a gestão dos territórios rurais e da sua floresta, nunca conseguiremos resolver eficazmente os seus desafios. Já a Arquitetura Paisagista é da maior relevância na promoção da qualidade de vida dos espaços urbanos e no ordenamento do território.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!