De malas feitas e cheias de coisas boas

Em férias não há razão para dar folga à lancheira, mas as receitas devem ser diferentes.
Por Vanessa Fidalgo|19.08.18
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De malas feitas e cheias de coisas boas
Foto Getty Images

É tempo de férias e agosto pede comida fresca, saudável e pronta para levar e partilhar em qualquer lugar. Além disso, ninguém quer desperdiçar na cozinha o tempo precioso para os grandes mergulhos ou para as boas conversas. Por isso, há que simplificar.

Na hora de fazer a lancheira convém lembrar que há certos ingredientes que devem ser evitados a todo o custo. Uns porque se estragam mais depressa (como o fiambre, por exemplo), outros porque dificultam a digestão, o que pode ser um incómodo para quem quer passar o dia inteiro na praia ou em viagem. Procure utilizar ingredientes frescos e da estação, pois são mais nutritivos e saborosos e, quando cozinhar, lembre-se que a comida deve ser arrefecida rapidamente. Há um truque fácil e que resulta até no verão: mergulhe a panela em água com gelo.

A ‘Domingo’ pediu a duas nutricionistas para nos darem as suas sugestões mais inspiradas. Ana Bravo (fundadora do blog ‘Nutrição com Coração’) escolheu um delicioso pão de batata-doce, hambúrgueres de atum e salada de curgete e morangos. Já Maria Gama (criadora do projeto ‘Põe-te na Linha’) deixou-nos a sua quiche de cogumelos, uma salada de quinoa e húmus de beterraba, muffins de coco e panquecas de cenoura.

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