Sub-categorias

Notícia

De olhos postos no futuro

Os 25 anos de ‘Mutantes S.21’ comemorados com um espectáculo novo que cruza arte digital e ilustração.
12.11.17
  • partilhe
  • 2
  • +
De olhos postos no futuro

Quando, a 9 de Dezembro de 1992, os Mão Morta editaram ‘Mutantes S.21’, estavam longe de imaginar quanto esse álbum iria marcar o seu futuro. O disco assinalava não só a passagem do vinil para o CD, com a despedida ao LP a ser solenizada por um libreto de banda-desenhada a tirar partido da generosa superfície do formato, como lançava o grupo para um público alargado e para o reconhecimento da então florescente indústria musical, muito por força do airplay televisivo e, depois, radiofónico de ‘Budapeste (Sempre a Rock & Rollar)’, o videoclip do seu primeiro single.

Em 2017, os Mão Morta festejam os 25 anos de ‘Mutantes S.21’ com uma série de concertos onde, pela primeira vez, tocam todos os temas do álbum, incluindo ‘Shambalah (O Reino da Luz)’, ‘Istambul (Um Grito)’ e ‘Marraquexe (Pç. das Moscas Mortas)’ nunca antes apresentados ao vivo.

Concertos

A digressão, iniciada em Junho no Rock Nordeste, em Vila Real, teve passagem pelos festivais Curtas Vila do Conde, Bons Sons e Paredes de Coura, bem como pelo Teatro Aveirense e pelo Convento de São Francisco, em Coimbra, e chega a Lisboa no sábado, antes de regressar novamente ao Norte. Trata-se de um espectáculo novo concebido a partir do disco e onde, numa fuga à revisitação nostálgica, são projectados e manipulados em tempo real pelo artista digital João Martinho Moura os desenhos que quinze ilustradores nacionais criaram para cada tema apresentado e que, para além das cidades de ‘Mutantes S.21’, abarcam outras trovas que com elas dialogam. A digressão foi acompanhada pela reedição do disco, com uma edição em vinil limitada e numerada e uma edição em CD contendo um libreto com a reprodução das ilustrações usadas ao vivo de Alex Gozblau, André Coelho, André Covas, Ângela Vieira, António Gonçalves, Esgar Acelerado, João Lemos, João Maio Pinto, José Carlos Costa, Marco Mendes, Marco Moura, Miguel Ogoshi, Raquel Costa, Sebastião Peixoto e Tiago Manuel.

ANTIGA ORTOGRAFIA

Livro

De boas intenções está o lixo cheio

Demonstração de que a literatura, enquanto desafio intelectual e não enorme bocejo, está intrinsecamente ligada ao Mal, entendido como confrontação aos interditos fundamentais, através da análise das obras de Emily Brontë, Baudelaire, Michelet, William Blake, Sade, Proust, Franz Kafka e Jean Genet.

Disco

O regresso dos amanhãs que cantam

O sexto álbum dos canadianos Godspeed You! Black Emperor é o seu melhor disco desde 2012, quando puseram termo ao hiato de 10 anos que se seguiu à edição de "Yanqui U.X.O." (2002), senão mesmo o melhor de sempre, aquele onde as ideias esquerdistas que os norteiam melhor se concretizam musicalmente.

Filme

A estética da nostalgia anos oitenta

Já não estamos em 1982, quando "Blade Runner" de Ridley Scott fez furor com a estranha visão da LA globalizada e futurista de 2019 a servir de cenário à perseguição de um grupo de replicantes cheios de estilo. Agora é 2049, uma geração à frente, e só a nostalgia e a curiosidade sustentam a sequela.

FUGIR DE:

JAIME MARTA SOARES

Reeleito na presidência da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares vai certamente continuar a reivindicar mais financiamento para os seus ‘voluntários’ e um maior protagonismo, senão o único, para uma força amadora e estruturalmente ultrapassada, não se coibindo de atacar os relatórios e os peritos que objectivamente lhe apontam as falhas notórias, mantendo um lobby corporativista que não hesita em recorrer à greve encapotada, sob o pretexto de falta de disponíveis, para conservar o poder político refém da sua vontade.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Domingo

Domingo

Tecnologia Anti-Drone

Tecnologia Anti-Drone

Canhões que lançam redes ou sistemas que desativam sinal de GPS e wi-fi ajudam a evitar acidentes.

Domingo

Paula Araújo Silva: Dura nos combates

Paula Araújo Silva: Dura nos combates

A diretora-geral do Património Cultural ponderou demitir-se depois do polémico jantar no Panteão Nacional. Frontal, tem facilidade em fazer inimigos e não teme quem lhe faz frente.

Domingo

Tecnologia de corrida

Tecnologia de corrida

Há uma app que permite seguir o maratonista. Relógios que gerem treinos e calçado inteligente.

Domingo

De olhos postos no futuro

De olhos postos no futuro

Os 25 anos de ‘Mutantes S.21’ comemorados com um espectáculo novo que cruza arte digital e ilustração.

pub