Sub-categorias

Notícia

Mais velhos perdem ‘comboio’

Políticos recorrem às redes sociais para chegarem a um número maior de eleitores
Por João Ferreira e Marta Ribeiro da Silva|16.10.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Mais velhos perdem ‘comboio’

Será difícil substituir a força de uma multidão nas ruas por outras formas de luta. Ainda assim, nesta era digital, as manifestações, bem como as campanhas políticas, têm aliados de peso: a internet e as redes sociais. O Teatro São Luiz, em Lisboa, foi palco de oito conferências nas quais 14 oradores de renome responderam a perguntas sobre os fundamentos da democracia. Entre eles, o Nobel da literatura Mario Vargas Llosa que elogiou os benefícios da tecnologia mas também alertou para os riscos das redes sociais. Contou que apareceu um texto com a sua assinatura "realmente perverso a criticar o governo argentino e nunca consegui descobrir quem o tinha escrito". Apesar na massificação da tecnologia a comissária do encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Maria Lúcia Amaral, admite que os mais velhos "estão à margem de todos estes novos movimentos e canais de informação", um "problema real a combater". Já Alexandre Soares dos Santos apelou aos governantes e aos jovens para criarem modelos de participação democrática em Portugal.lD

Cadeira de rodas autónoma

A ideia é permitir aos profissionais de saúde ficarem libertos para desenvolverem outras tarefas. Assim, o governo de Singapura vai produzir cadeiras de rodas robóticas.

Mulheres com mais idade

Pode estar aberta a porta à maternidade tardia. O estudo da Universidade de Edimburgo, Escócia, mostra que o ovário pode produzir óvulos em mulheres com mais idade.

Apaixonados ganham peso

Estudo em 10 mil pessoas feito pela Universidade de Basileia, Suíça, conclui o aumento do índice de massa corporal em ambos os sexos.

GLOBAL NET: O ROUTER MAIS PEQUENO DO MUNDO

O VoCore2 funciona em wireless e garante todas as funções de um router doméstico normal e até é eficiente na poupança de energia. É uma espécie de microcomputador e está na plataforma online Indiegogo de forma a angariar fundos para produção. Este micro-router wireless pode ser usado, por exemplo, para criar um recetor AirPlay para música, ou um gateway VPN para acesso seguro à rede, ou até um micro-cloud server onde podem guardar os dados, num formato que pode ser transportado no bolso para qualquer lado (até permite utilizar um destes VoCore2 embutido numa tomada ethernet na parede).

SOCIEDADE BIT, Por Reginaldo Rodrigues de Almeida

Democracia, meu amor…

O conceito de democracia define "um governo do povo e para o povo". Uns concordam, outros nem por isso. Mesmo naqueles países em que esse conceito está mais enraizado, várias são as tonalidades de governação e, por isso, muitas são as vezes em que as atitudes dos eleitos desagradam aos eleitores remetidos a um estatuto decorativo depois do ato eleitoral. Com a generalização da tecnologia aumenta o grau de exigência e o cidadão dispõe de instrumentos para participação na esfera política. Aos políticos resta refletir sobre o que prometem e o que deles é obtido. Lembremo-nos da Primavera Árabe que derrubou regimes autocráticos com a força das redes sociais.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Domingo

Domingo

O Brasil em Portugal

O Brasil em Portugal

Vieram de visita e foram ficando. As histórias de músicos e atores que atravessaram o Atlântico

Domingo

'El Comandante' vende?

'El Comandante' vende?

Especialistas analisam chances de Fidel vir a tornar-se tão icónico quanto ‘Che’

Domingo

Superprevisão

A queda de um asteroide ou um ataque nuclear são acontecimentos difíceis de prever

Escolhas

Para fugir à idiotia

Para fugir à idiotia

‘O Homem Fatal’ do brasileiro Nelson Rodrigues é um tratado sobre a vaidade, o ressentimento e a covardia humanos

Domingo

Um colo para infâncias em risco

Um colo para infâncias em risco

Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, acolhe crianças com inícios de vida complicados com o objetivo de lhes arranjar uma família

pub