Sub-categorias

Notícia

Rovisco Duarte: Artilheiro de Vendas Novas

Furto de armas envolveu Chefe de Estado-Maior do Exército nas polémicas que evitara numa carreira ligada ao Alentejo.
Por Leonardo Ralha|16.07.17
  • partilhe
  • 2
  • +
Rovisco Duarte: Artilheiro de Vendas Novas
Foto Miguel Ganhão

De Lisboa a Vendas Novas é uma hora de distância, bem menos do que as nove a que ficava Bragança na canção dos Xutos & Pontapés, o que permite ao general Frederico Rovisco Duarte fazer esse percurso duas vezes por dia, entre casa e trabalho. Mantém-se a ligação do chefe de Estado-Maior do Exército (CEME) à cidade alentejana onde constituiu família e passou os últimos 35 dos seus 58 anos de vida.

Nascido em Alpalhão, no Alto Alentejo, Rovisco Duarte foi viver para Vendas Novas quando casou e lá nasceram os dois filhos. Nunca mais deixou uma terra ligada à Artilharia, curso que fez na Academia Militar e que o habilitou a ser comandante de bateria, instrutor de várias especialidades de Artilharia e comandante do Grupo de Instrução em Vendas Novas. Isto entre 1983 e 1991, tornando-se mais tarde, entre 2002 e 2005, comandante da Escola Prática de Artilharia.

O orgulho que Rovisco Duarte sente por essa especialidade ficou patente na Comissão Parlamentar de Defesa. "Eu, que sou de Artilharia, gosto de contas certas", garantiu ao deputado do CDS/PP João Rebelo quando este fez notar a discrepância entre as várias versões do número de horas que decorreram entre a última ronda antes e a primeira após o assalto nos Paióis Nacionais de Tancos. Tal como deixou claro que se sentiu "humilhado" com o furto de granadas-foguete antitanque, granadas de mão, explosivos plásticos e munições, levando o presidente da comissão, Marco António Costa, a fazer uma referência à "total franqueza" que ali demonstrou.

SENSATO NA TEMPESTADE
A sucessão de ‘casos’ desde que se tornou CEME, a 15 de abril de 2016, tem marcado um militar que recebe elogios pela serenidade. "É uma pessoa muito sensata e que procura avaliar com muito cuidado todos os dados", descreve o general Loureiro dos Santos, realçando ser essa uma qualidade de artilheiros, habituados à ideia de que o menor erro de cálculo poderá ter consequências desastrosas.

Após substituir o general Carlos Jerónimo, que se demitiu devido ao tratamento dos homossexuais no Colégio Militar, em confronto com o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, Rovisco Duarte foi confrontado com a morte de dois instruendos no 127.º Curso de Comandos em setembro de 2016, e com o furto de armamento de guerra que as Forças Armadas relativizaram agora, indicando que se trataria de material obsoleto e de baixo valor. Já ele exonerara cinco comandantes de "unidades de alguma forma relacionadas com este processo", levando os tenentes-generais Faria Menezes e Antunes Calçada, seus ex-colegas na Academia Militar, a pedirem passagem à reserva, alegando "quebra do vínculo sagrado entre comandantes e subordinados". O último falou de quem "é sabujo para cima e um cão para baixo", negando mais tarde referir-se ao CEME.

Pode ser que após a tempestade haja bonança em Vendas Novas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Domingo

Domingo

Francisco George: Aventuras em África

Francisco George: Aventuras em África

O médico que está prestes a terminar uma dúzia de anos à frente da Direção-Geral de Saúde lidou com o vírus da sida e empurrou um avião quando trabalhava na Organização Mundial de Saúde.

Escolhas

Homenagem a um filho dilecto

Homenagem a um filho dilecto

A Câmara do Porto tem patente até sábado uma exposição sobre a vida e obra do escritor Raul Brandão, também pintor.

Domingo

Lixo ao sabor das marés

Lixo ao sabor das marés

Plásticos deitados ao lixo já formam ilhas gigantescas nos oceanos. Saúde dos humanos está em risco.

Domingo

Até reconhece o dono

Até reconhece o dono

Apesar da falha durante a apresentação, o iPhone X é um enorme salto tecnológico no mundo dos smartphones.

pub