Sub-categorias

Notícia

Brasil inaugura primeiro santuário de elefantes da América Latina

Maia e Guida são as primeiras habitantes.
Por Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil|16.10.16
Brasil inaugura primeiro santuário de elefantes da América Latina
Foto DR

O Brasil inaugurou quarta-feira passada, dia 12, na região da Chapada dos Guimarães, no interior do estado de Mato Grosso, o primeiro santuário de elefantes do país e da América Latina. Os dois primeiros animais, Maia e Guida, duas fêmeas com mais de 40 anos resgatadas de circos, chegaram terça-feira ao santuário mas só foram libertadas na natureza um dia depois, para se recuperarem do stress de uma viagem de mais de 1500 km.

Raptadas ainda bebés na Tailândia, foram levadas ilegalmente para o Brasil e trabalharam durante décadas em circos, onde eram submetidas a maus tratos. Resgatadas em 2010 por órgãos públicos de defesa dos animais num circo na Bahia, as duas fêmeas foram mantidas numa propriedade rural em Minas Gerais até que pudessem ganhar finalmente a liberdade no novo habitat.

O Santuário de Elefantes Brasil foi criado pela ONG internacional Global Sanctuary For Elephants, que para isso comprou uma propriedade de 1100 hectares na Chapada, uma área de preservação ambiental, a 65 km de Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso. Tanto o dinheiro para a aquisição da propriedade, que tem vastas áreas de floresta, quanto para o transporte de Maia e Guida de Minas Gerais para Mato Grosso em grandes camiões foi conseguido pela ONG com doações feitas no Brasil e em outros países através da internet.

Maia e Guida, que na propriedade onde viveram os últimos anos não tinham contato entre si, mal as suas jaulas foram abertas correram uma para a outra e começaram a afagar-se, anulando o receio dos ambientalistas de que pudessem estranhar-se e serem agressivas uma com a outra. Inicialmente, elas vão ficar numa área de floresta com meio hectar, mas até final do ano a área total à disposição delas passará para 20 hectares.

De acordo com a Global Sanctuary For Elephants, o santuário brasileiro, quando estiver totalmente formatado, terá capacidade para 50 elefantes, todos resgatados de situações de abandono e maus tratos. O próximo a chegar, logo nos primeiros dias do próximo ano, deve ser Ramba, também uma fémea, que actualmente vive no Chile, onde também foi tirada de um circo. 
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub