Sub-categorias

Notícia

China é o país mais poluente do mundo

A China foi considerado o país mais poluente do último ano, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos da América na emissão de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. De acordo com um estudo da Agência Medioambiental Holandesa, a China foi o país que registou os valores mais altos de emissão de gases poluentes, principalmente devido à quantidade de energia eléctrica gerada no território.
20.06.07
  • partilhe
  • 0
  • +
Segundo os dados apresentados, a China , em 2006, foi responsável pela emissão de 6.200 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera, o correspondente a um aumento de 9% nas emissões nos últimos 12 meses. As emissões dos EUA aumentaram ‘apenas’ 1,4%, registando-se uma emissão de 5.800 milhões de toneladas de dióxido de carbono para atmosfera. Já nos Estados-membros da União Europeia, as emissões durante o último ano mantiveram-se “mais ao menos constantes”, segundo os números divulgados.
O estudo assinala também dados preocupantes não só para o futuro do planeta, devido ao aumento de emissões de CO2, como para a economia mundial, sendo que a agência holandesa atribui o menor crescimento das emissões de CO2 em países como os EUA e o Reino Unido à recessão económica que atravessam.
Com a China acontece precisamente o contrário. De acordo com o relatório holandês, o aumento das emissões de gases poluentes deve-se ao facto de os consumidores do mundo Ocidental comprarem cada vez mais produtos fabricados na China, o que leva a que as fábricas naquela região tenham uma maior volume de trabalho e as centrais energéticas produzam mais electricidade, aumentando as emissões de CO2.
As emissões de dióxido de carbono ‘per capita’ naquela região Ocidental estão, no entanto, abaixo dos valores registados nos países mais industrializados. Como exemplo, a Agência Medioambiental informa que um norte-americano é responsável pela emissão de seis vezes mais CO2 do que um chinês. Porém, a população chinesa é muito maior do que a norte-americana, o que leva a que a China seja, actualmente, o maior emissor de gases poluentes para atmosfera.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De lorena21.10.13
    olha essa resposta foi a melhor que eu achei para a minha pasquisa
    Responder
     
     -1
    !