Sub-categorias

Notícia

Francisco Guterres Lu-Olo tomou posse como presidente de Timor-Leste

Lu-Olo é o quarto presidente desde a restauração da independência de Timor-Leste.
Por Lusa|19.05.17
  • partilhe
  • 1
  • +

Francisco Guterres Lu-Olo tomou esta sexta-feira posse como o quarto presidente desde a restauração da independência de Timor-Leste numa sessão solene do Parlamento Nacional realizada num recinto em Tasi Tolo, nos arredores de Díli.

"Juro, por Deus, pelo povo e por minha honra, cumprir com lealdade as funções em que sou investido, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis e dedicar todas as minhas energias e capacidades à defesa e consolidação da independência e da unidade nacionais. Aos 20 dias do mês de maio, o Presidente da República Francisco Guterres Lu-Olo", disse, poucos minutos antes das 00:00 hora local de 20 de maio (16h00 de 19 de maio hora de Lisboa).

Lu-Olo, que venceu as eleições presidenciais de 20 de março, sucedeu a Taur Matan Ruak que completou cinco anos de mandato e é o sexto presidente de Timor-Leste, tendo em conta Francisco Xavier do Amaral, que proclamou a independência a 28 de novembro de 1975, e o seu sucessor Nicolau Lobato.

Depois, com toda a plateia em pé, ouviu-se o hino timorense, "Pátria, Pátria".

Adérito da Costa, presidente do Parlamento Nacional abriu a sessão solene às 23h40 locais, cabendo à deputada Fernanda Lay, secretária da mesa, a leitura do acórdão do Tribunal de Recurso que confirmou a vitória eleitoral.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub