Investigadores descobrem método de calcular o local de nascimento do sol

Estudo foi realizado por uma equipa internacional em colaboração com o Instituto de Astrofísica da Universidade do Porto.
Por Lusa|14.09.18
Investigadores descobriram uma forma de calcular o local de nascimento do Sol e outras estrelas da Via Láctea, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira, realizado por uma equipa internacional em colaboração com o Instituto de Astrofísica da Universidade do Porto.

Segundo o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) da Universidade do Porto, o estudo de arqueologia galáctica, publicado esta sexta-feira na revista 'Monthly Notices of the Royal Astronomical Society', demonstrou ser possível estimar os locais de nascimento das estrelas da nossa galáxia.

Em comunicado, o instituto explica que foi através de um espetrógrafo [equipamento que realiza o registo fotográfico] de alta resolução, montado no telescópio de 3,6 metros do European Southern Observatory (ESO), no Chile, que a equipa conseguiu calcular os locais de nascimento de cerca de 600 estrelas na vizinhança do Sol.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!