Sub-categorias

Notícia

Manifestação no Brasil contra mudanças no pacote anti-corrupção

Centenas de pessoas invadiram as ruas de várias cidades brasileiras.
Por Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil|01.12.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Milhares de cidadãos protestaram na noite desta quarta-feira em todo o Brasil através de "panelaços" contra as mudanças aprovadas na calada da noite, durante a madrugada, pela Câmara dos Deputados, que esvaziaram o pacote anti-corrupção aprovado uma semana antes. Os protestos foram convocados através de redes sociais por movimentos pró-Lava Jato, a mega-operação da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça que investiga corrupção nas altas esferas do poder no Brasil.

À hora do principal noticiário brasileiro, o "Jornal Nacional", da TV Globo, milhares de pessoas foram para as janelas e portas de suas casas ou locais de trabalho bater panelas e fazer soar apitos e cornetas. As manifestações, que lembraram actos semelhantes que ocorriam até Maio sempre que a ex-presidente Dilma Rousseff, acusada de irregularidades, aparecia na televisão, aconteceram de norte a sul do Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro e em Brasília, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia.

Na madrugada de quarta-feira, o parlamento aprovou de forma incomummente rápida mudanças num pacote anti-corrupção aprovado uma semana antes na comissão especial que o analisou e que punia severamente políticos envolvidos em irregularidades e que poderia atingir quase 200 parlamentares que estão sob suspeita de corrupção. Com as emendas, os deputados esvaziaram a maioria das propostas anteriormente aprovadas, e incluiram outras medidas, claramente contra promotores e procuradores do Ministério Público e contra juízes.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub