Mayor já pode avançar

Rudolph Giuliani, seu antecessor, também tentou alterar a lei para disputar um terceiro mandato à frente dos destinos da Big Apple. Mas, perante a impopularidade da iniciativa, optou por deixá-la cair. Sem tais pruridos democráticos, Michael Bloomberg, o actual ‘mayor’, avançou e conseguiu, reacendendo um debate que divide profundamente os nova-iorquinos.
25.10.08
  • partilhe
  • 0
  • +
Mayor já pode avançar
Michael Bloomberg conseguiu uma importante vitória política Foto Allessia Pierdomenico/Reuters

Numa votação tensa, o Conselho Municipal aprovou, por 29 votos contra 22, ampliar o limite de dois mandatos para três. Ainda assim uma vitória para o multimilionário presidente de Nova Iorque, já que teriam bastado 26 votos a favor. A este triunfo não terá sido alheio o facto de cerca de dois terços dos vereadores beneficiarem com a alteração da lei, já que de outro modo também eles não poderiam concorrer a mais um mandato.

Empresário bem-sucedido, Bloomberg, de 66 anos, disputou pela primeira vez a câmara de Nova Iorque em 2001. Embora sempre se tenha declarado democrata, antes de ser eleito passou-se para o Partido Republicano. Em 2005, abandonou as fileiras republicanas e concorreu a um segundo mandato como independente. Agora, justifica a mudança da lei para se manter no poder com a crise económica. Diz que com a sua experiência financeira está em melhores condições do que qualquer outro para conduzir Nova Iorque através da crise.

SAIBA MAIS

NOVA IORQUE

É a maior cidade do estado de Nova Iorque. É aqui que está localizada a sede da ONU.

8 milhões de habitantes, aproximadamente, tem a cidade de Nova Iorque. É a cidade mais populosa dos EUA.

1993 e 1996 foram os anos em que os nova-iorquinos votaram para limitar para dois os mandatos do ‘mayor’ e dos vereadores.

SONDAGEM

São 89% os nova-iorquinos que consideram que só um referendo deveria decidir a ampliação dos mandatos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!