Sub-categorias

Notícia

Militar que deu documentos secretos à Wikileaks libertada da prisão

Chelsea Manning cumpriu apenas 7 dos 35 anos a que havia sido condenada.
17.05.17

A soldado Chelsea Manning foi libertada da prisão esta quarta-feira, depois de ter cumprido sete anos de prisão por ter passado milhares de documentos militares e diplomáticos para o site Wikileaks.

Um porta-voz do exército americano confirmou à BBC que Manning deixou a prisão militar de Fort Leavenworth, no Kansas. 

O tempo que restava cumprir da pena original de 35 anos de prisão tinha sido comutada pelo presidente Obama, em janeiro deste ano.

"Ela está pronta a viver a vida como a mulher que é" disse a advogada de Manning, Nancy Hollander, em referência ao facto de esta ter mudado de sexo. Nasceu como Bradley Manning e foi como homem que serviu no exército americano, tendo mudado de nome em 2013, quando já estava detida.

A soldado tinha sido condenada em 2013 por 20 crimes, incluindo espionagem. Foi considerada culpada de "ajudar o inimigo". Na altura, a militar que tem hoje 29 anos, considerou que estava a "mudar o mundo para melhor", mas admitiu depois que os seus atos prejudicaram os Estados Unidos.

Chelsea Manning sente incertezas em relação ao futuro
Chelsea Manning afirmou sentir incertezas relativamente ao futuro, depois de ter cumprido sete dos 35 anos de prisão a que foi condenada por ter revelado milhares de documentos diplomáticos e militares norte-americanos à Wikileaks.

"O que quer que aconteça... é bem mais importante do que o passado", disse num comunicado hoje divulgado, citado pela agência Associated Press (AP) e no qual afirma também estar a "tentar perceber as coisas agora".




O comunicado foi divulgado algumas horas depois de Chelsea Manning ter sido libertada da prisão prisional militar de Fort Leavenworth, no estado norte-americano do Kansas.

Minutos depois, a soldado partilhou na rede social Twitter uma fotografia dos seus pés com uns ténis calçados acompanhada da frase: "primeiros passos em liberdade!!".
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub