Sub-categorias

Notícia

Operação para reconquista de Mossul ao Daesh em marcha

Terroristas têm vindo a perder ao longo do ano várias regiões na Síria e no Iraque.
Por Lusa|17.10.16
Operação para reconquista de Mossul ao Daesh em marcha
Operação para reconquista de Mossul ao Daesh Foto Azad Lashkari / Reuters
A operação para a reconquista da cidade iraquiana de Mossul ao Daesh teve início na madrugada desta segunda-feira. "O tempo da vitória chegou e as operações para libertar Mossul começaram", disse o primeiro-ministro Haider al-Abadi, numa declaração transmitida pela estação televisiva iraquiana Iraqiya. A cidade é, há cerca de dois anos, um dos principais bastiões dos terroristas no Iraque. 

No primeiro dia de confrontos, o exército iraquiano conseguiu uma vitória com a primeira linha de defesa dos terroristas do Daesh em Mossul já caiu. A informação foi confirmada por Mithal al-Aulasi, chefe da aliança Civil Democrática do Iraque.

O Daesh, que tomou vários territórios da Síria e do Iraque, em meados de 2014, declarando-os um "Califado Islâmico", tem sofrido derrota atrás de derrota este ano, estando agora em marcha uma ofensiva contra o seu principal reduto no Iraque: Mossul.

O grupo terrorista tem vindo a perder ao longo do ano várias regiões neste país e na Síria.

Operação em Mossul é decisiva
O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América, Ash Carter, disse que a operação de reconquista da cidade iraquiana de Mossul ao Daesh é decisiva para derrotar o grupo terrorista. "Este é um momento decisivo na campanha para aplicar a última derrota" aos extremistas, disse em comunicado. 

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub