Sub-categorias

Notícia

Puigdemont admite “solução alternativa” para a Catalunha

Ex-líder do governo catalão diz que “é possível uma solução diferente da independência”.
Por Ricardo Ramos|14.11.17
  • partilhe
  • 0
  • +
O ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, admitiu ontem "uma solução alternativa à independência" e disse que "sempre defendeu um acordo com Espanha", em mais uma reviravolta na postura que defendeu publicamente nos últimos meses.

"Estou e sempre estive disposto a aceitar a realidade de outra relação com Espanha", afirmou Puigdemont em entrevista ao jornal belga ‘Le Soir’. Questionado sobre se é possível "uma solução diferente da independência", respondeu sem rodeios: "É sempre possível. Trabalhei durante 30 anos para conseguir um novo ‘encaixe’ da Catalunha em Espanha", afirmou.

O jornalista insistiu e quis saber se Puigdemont se revia no velho mote da ‘independência ou morte’. "Nunca. Continuo a defender um acordo com Espanha", frisou, antes de acusar o governo do antigo primeiro-ministro popular José María Aznar de estar na origem da atual crise separatista devido à anulação pelo Tribunal Constitucional, em 2010, de vários artigos do Estatuto de Autonomia da Catalunha aprovados pelos parlamentos catalão e espanhol.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub