Sub-categorias

Notícia

Separatistas acordam investir Puigdemont

Investidura será feita à distância, via Skype ou através de declaração lida por outro deputado.
Por Ricardo Ramos|11.01.18
  • partilhe
  • 0
  • +
Os dois maiores partidos independentistas da Catalunha chegaram a acordo para investir Carles Puigdemont como presidente do próximo governo da Catalunha, e estudam agora a melhor forma de possibilitar a sua tomada de posse à distância, a partir de Bruxelas, uma vez que arrisca ser detido se regressar a Espanha.

O acordo foi firmado terça-feira à noite na capital belga, num encontro entre Puigdemont, líder do partido Juntos Pela Catalunha, e Marta Rovira, vice-presidente da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Os dois líderes discutiram várias possibilidades de investir Puigdemont à distância, incluindo através de videoconferência via Skype ou de uma declaração lida no Parlamento Catalão por outro deputado.

Nenhuma destas possibilidades está prevista no regulamento interno do Parlamento, o que obrigaria os partidos separatistas a alterá-lo. No entanto, para o fazerem precisam de ter maioria absoluta, que não têm devido à ausência de Puigdemont e dos outros ex-conselheiros refugiados em Bruxelas e dos três deputados eleitos que se encontram em prisão preventiva.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub