Sub-categorias

Notícia

Sul-coreanos pedem demissão da Presidente

Maior protesto da história democrática do país invadiu as ruas de Seul.
Por Lusa|27.11.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Sul-coreanos pedem demissão da Presidente
Entre 270 mil e 1,5 milhões de pessoas estiveram nas ruas de Seul Foto Reuters

Entre 270 mil e 1,5 milhões de pessoas pediram no sábado a demissão da Presidente da Coreia do Sul nas ruas de Seul, segundo a polícia e os organizadores dos protestos, que contam os participantes de forma diferente.

Este foi o quinto fim de semana consecutivo de manifestações na Coreia do Sul para pedir a saída de Park Geun-hye, envolvida num caso de alegado tráfico de influências, e os números, mesmo considerando os da polícia, mais modestos, confirmam que se tratou da maior mobilização destas semanas.

Estes protestos são também os maiores na Coreia do Sul desde as manifestações pró-democracia da década de 1980.

Segundo explicaram hoje fontes dos dois lados à agência de notícias AP, o número da polícia traduz uma estimativa de presenças nos protestos no pico de participação, enquanto os organizadores das manifestações, que começaram a meio do dia e só terminaram no sábado ao final da noite, levam em consideração as pessoas que foram entrando e saindo do protesto, com muitas, dizem, a permanecerem pouco tempo.

Han Seon-beom, da organização das manifestações, admitiu à agência que esta forma de medir a participação não é científica, mas insistiu em que é mais fiável do que a da polícia.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub