Sub-categorias

Notícia

Temer cancela compromissos no Japão e antecipa regresso ao Brasil

Decisão ocorreu no dia em que se soube da detenção de Eduardo Cunha.
Por Domingos Grilo Serrinha, correspondente no Brasil|19.10.16
Temer cancela compromissos no Japão e antecipa regresso ao Brasil
O Presidente do Brasil, Michel Temer Foto Fernando Bizerra/EPA

O presidente brasileiro, Michel Temer, cancelou nesta quarta-feira os compromissos que ainda lhe restavam no Japão, onde estava em viagem oficial, e antecipou o regresso ao Brasil, que só deveria acontecer quinta. A presidência da República brasileira não adiantou o motivo da antecipação do fim da importante visita ao Japão, o mesmo tendo feito membros da comitiva presidencial instados por jornalistas que acompanharam o chefe de Estado.

A decisão de voltar com urgência a Brasília aconteceu ao mesmo tempo em que no Brasil foi divulgada a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mas não se sabe se existe alguma relação entre os dois factos. Cunha, considerado uma verdadeira bomba-relógio pelos segredos que guarda sobre os bastidores da política brasileira e foi quem instaurou e comandou o processo de destituição de Dilma Rousseff, é do mesmo partido de Temer, o  PMDB, foi preso por corrupção.

Em Maio, durante a formação do governo provisório após o afastamento temporário de Dilma, que só foi destituida em 31 de Agosto, Temer foi várias vezes acusado de ter laços demasiado estreitos com Cunha, já nessa altura alvo de acusações. Na época, o agora presidente efectivo do Brasil chegou a ser acusado de estar a ceder a pressões de Eduardo Cunha para colocar em importantes cargos no governo aliados do então ainda deputado.

No último dia no Japão, onde deveria ficar também nesta quinta-feira, Temer teve os mais importantes compromissos da viagem. Entre eles um encontro de mais de 30 minutos com o Imperador Akihito, um almoço com empresários brasileiros e japoneses, e uma demorada reunião de trabalho com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nomeadamente sobre investimentos japoneses em infraestrutura no Brasil. 
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub