“UE, Rússia e China são inimigos dos EUA”, diz Trump

Presidente americano põe europeus como adversários. E diz ter “expectativas baixas” para cimeira desta segunda-feira com Trump.
Por Ricardo Ramos|16.07.18
  • partilhe
  • 5
  • +
O presidente norte-americano Donald Trump colocou este domingo a União Europeia à cabeça da lista dos principais "inimigos" dos EUA, juntamente com a Rússia e a China, em mais um sinal de deterioração das relações transatlânticas, horas antes de uma cimeira com Vladimir Putin que muitos líderes europeus temem que sirva para alargar ainda mais o fosso existente entre a Europa e a América.

Trump, que na semana passada ameaçou sair da NATO, acusou a Alemanha de ser "prisioneira" da Rússia e criticou a forma como Theresa May está a negociar o Brexit, foi questionado durante uma entrevista à CBS News sobre quais são os principais inimigos dos EUA e não hesitou na resposta.

"Temos muitos inimigos. Julgo que a União Europeia é um inimigo, por causa daquilo que nos fizeram no comércio. A Rússia é um inimigo em certos aspetos e a China é um inimigo económico", afirmou Trump, acrescentando: "Isto não quer dizer que sejam maus, mas que são nossos concorrentes. Respeito muito os líderes desses países, mas em termos comerciais, têm-se aproveitado de nós".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!