Sub-categorias

Notícia

Vestido de ministra de Israel gera polémica no Festival de Cannes

Críticas ao estampado com Muro das Lamentações.
Por Marina Pinto e Daniela Vilar Santos|20.05.17

A poucos dias da visita de Donald Trump a Israel, Miri Regev, ministra da Cultura e Desporto israelita, surgiu na passadeira vermelha do Festival de Cannes, em França, envergando um vestido controverso com imagens dos locais mais disputados da cidade de Jerusalém.

O vestido da ministra exibia um estampado do Muro das Lamentações e da Cúpula da Rocha, tradicionais cartões de visita de Jerusalém. A roupa tornou-se rapidamente alvo de críticas e ‘memes’ nas redes sociais. Alguns internautas partilharam montagens em que a saia de Miri Regev passa a exibir o muro que divide a região da Cisjordânia, ou imagens dos conflitos israelo-árabes que, ao longo de décadas, têm vitimado milhares de pessoas na região.

Miri Regev optou pelo traje controverso numa altura em que os Estados Unidos ponderam transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém. Antes de ser eleito, Trump declarou a intenção de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, transferindo a representação diplomática norte-americana para a cidade. A comunidade internacional costuma instalar-se em Tel Aviv, reconhecida como capital israelita pela maioria dos países.

A polémica foi amplificada por declarações feitas por um funcionário americano responsável por organizar a visita do presidente Trump. O oficial disse que o Muro das Lamentações, local sagrado do judaísmo, não está localizado em Israel, mas sim na Cisjordânia, território habitado maioritariamente por palestinianos.



Outra proposta dos internautas para a indumentária de Miri Regev.




Muitas sugestões de estampados vão surgindo na internet, em tom bem-humorado ou de protesto.


Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Mundo

pub