O duo Trump-Putin

Ana Gomes

O duo Trump-Putin

Talvez a ameaça do duo Trump-Putin acorde os dirigentes europeus para a realidade.
  • 0
  • 9
Por Ana Gomes|13.01.17
  • partilhe
  • 8
  • 0
A primeira conferência de imprensa do Presidente eleito Donald Trump foi demonstrativa daquilo que podemos esperar da sua presidência: através de ataques e acusações aos jornalistas, Trump - que se gaba de ser mestre a fugir aos impostos - exonera-se de dar explicações sobre relatórios dos serviços secretos que indiciam que o Kremlin detém informações comprometedoras sobre ele e de divulgar informação sobre os negócios opacos do conglomerado Trump na Rússia.

Durante a campanha, Donald Trump mostrou desinteresse na NATO e elogiou a intervenção russa na Síria, apesar dos manifestos crimes de guerra. Independentemente de o Presidente dos EUA estar efetivamente suscetível a chantagem por parte do veterano do KGB Putin, aquilo que sabemos sobre a afeição declarada entre Trump e Putin é grave e devia preocupar a Europa.

A eleição de Trump é uma prova de que a democracia liberal nunca é um dado adquirido, como bem lembrou Barack Obama no seu discurso de despedida. Espero pouco da capacidade da Chanceler alemã Angela Merkel para promover as reformas de que a Europa precisa para se manter unida, mais justa e democrática, e que nada têm que ver com contenção de imigrantes e proteção de fronteiras externas. Com a atual indigência da liderança europeia, nem precisaremos da interferência russa e da indiferença americana: a União Europeia desmoronar-se-á pelas nossas próprias mãos.

Mas talvez a ameaça do duo Trump-Putin acorde os dirigentes europeus para a realidade - sem o fim da austeridade, sem reformas profundas na governação da zona euro e mecanismos de convergência orçamental, social e económica, sem uma verdadeira política interna de segurança e defesa comuns, a União e a Paz na Europa têm os dias contados.
Não podemos continuar a assobiar para o ar.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)