Sub-categorias

Notícia

Portugal e Espanha: dois ritmos

Assunção Cristas

Portugal e Espanha: dois ritmos

Em 2016, a economia cresceu 1,4% em Portugal e 3,2% em Espanha.
  • 0
  • 0
Por Assunção Cristas|16.02.17
  • partilhe
  • 0
  • 0
Em 2016, a economia cresceu 1,4% em Portugal e 3,2% em Espanha. Em Portugal ficámos abaixo da média europeia, em Espanha ficaram acima. Os juros da dívida portuguesa e espanhola a 10 anos, que no fim de 2015 distavam apenas 0,5 pontos percentuais, agora distam 2,4. Em Espanha, o desemprego, apesar de muito alto, diminui a ritmo acelerado e a criação de emprego é impressionante.

Tal como Portugal, também Espanha, apesar de não ter tido um resgate formal, teve um forte apoio dos credores internacionais e aplicou medidas duras de austeridade. Ambos sofremos recessão económica. O que mudou agora para não apresentarmos os mesmos números?

Tal como Passos Coelho e Paulo Portas, também Mariano Rajoy ganhou as eleições, mas perdeu a maioria absoluta. A diferença é que em Espanha, depois de uma longa crise política, o PP continua a governar, embora em minoria, e em Portugal temos a inovação do Governo das esquerdas unidas. Cá a principal prioridade do Governo é mesmo a sua manutenção.

Em Espanha, Rajoy, reeleito este domingo líder do PP, garante estabilidade nas reformas e confiança na economia. Cá o Governo procedeu a reversões que minam a confiança e põem em causa a estabilidade. Assente nas esquerdas radicais, não se conhece o modelo de desenvolvimento económico do Governo. Parece só querer redistribuir. Mas esquece-se que sem investimento não há emprego e sem criação de riqueza não há nada para redistribuir.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)