Dois destinos

Baptista-Bastos

Dois destinos

Sou daqueles para quem as vitórias dos que conheço constituem alentos pessoais.
  • 0
  • 4
Por Baptista-Bastos|14.12.16
  • partilhe
  • 4
  • 0
António Guterres foi oficialmente confirmado como secretário-geral das Nações Unidas. Cristiano Ronaldo conquistou, pela quarta vez, a Bola de Ouro. Dois importantes acontecimentos que premeiam a qualidade excepcional de dois portugueses obstinados em escapar à trilha imposta pelas circunstâncias dominantes e colocar-se no plano em que estão algumas das grandes figuras que marcaram os destinos comuns. Não conheço Cristiano, mas gostava de o conhecer. Ele possui, simultaneamente, a grandeza e a humildade que constroem os grandes destinos, e o gosto acentuado pelos prazeres da vida.

Sou daqueles para quem as vitórias dos que conheço ou prezo constituem alentos pessoais. Tenho passado a vida nisto: a bem-dizer os que, pelas virtudes próprias ou pelos méritos pessoais, amarinharam pelas rudes escadas que lhes eram apresentadas. Não conheço pessoalmente Cristiano Ronaldo, mas prezo-o e admiro-o pelo comportamento. E, também, porque prezo e estimo todos aqueles que se opuseram à mediocridade imposta e circundante.

Conheci António Guterres no gabinete de João Soares Louro, na Cinevoz, para aonde fui trabalhar, durante uns meses, em época de crise, e para arredondar a conta ao fim do mês. Guterres e outros mais, como, por exemplo, Aquilino Ribeiro Machado, encontravam-se, amiudadas vezes, para tecer pequenas conspirações sem consequências.

Soares Louro convidava-me a, com eles, beber uns uísques. Certa tarde, perante algumas modestas picardias que eu dirigira a Guterres e ao bigode, que ele, então, ostentava com insistente volúpia, Soares Louro comentou: "Olhe que ali está um homem de poder." Segui, à distância, a desenvolta carreira do homem. E acho que ele merece o que conquistou. Nunca fez ondas demasiado altas, e, de palavra, foi sempre cuidadoso e prudente, movendo-se com destreza e extrema habilidade.

Que Deus Nosso Senhor o proteja e continue a iluminá-lo.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)