Liberdade já

Boss AC

Liberdade já

Luaty Beirão tem dupla nacionalidade e é também cidadão português.
  • 0
  • 0
Por Boss AC|18.10.15
  • partilhe
  • 0
  • 0

Nestes últimos dias tem-se falado bastante da situação dos 15 activistas angolanos presos em Luanda no passado mês de Junho, principalmente sobre Luaty Beirão, o músico de 33 anos também conhecido como Ikonoclasta, detido no hospital-prisão de São Paulo em Luanda e em greve de fome desde 21 de Setembro.

O grupo foi preso quando se encontrava a fazer a leitura de ‘Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura - Filosofia política da libertação para Angola’, livro escrito pelo jornalista Domingos da Cruz, também ele um dos detidos. Alegadamente, conspiravam acções de desobediência civil e uma rebelião contra o governo de José Eduardo dos Santos. Essa é a versão oficial.

Os activistas reivindicam o abandono do poder por parte de José Eduardo dos Santos, que governa Angola há 36 anos e pedem a retoma do processo democrático. No seu discurso, denunciam as graves desigualdades sociais, o abuso de poder e a corrupção que têm tornado Angola, cada vez mais, um país rico cheio de pessoas pobres. A greve de fome tem como objectivo a libertação imediata dos activistas presos para que esperem julgamento em liberdade, visto que o prazo, previsto pela lei angolana, de 90 dias em prisão preventiva, já foi ultrapassado.

Os familiares mais próximos dizem que, com a recusa em se alimentar, Luaty, visivelmente debilitado e muito mais magro, corre perigo de vida. As autoridades angolanas dizem que está fraco e debilitado mas que não corre perigo de vida.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)