Sem respeito

Carlos Garcia

Sem respeito

Compreendemos o papel dos media. Informar.
  • 0
  • 0
Por Carlos Garcia|21.02.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Compreendemos o papel dos media. Informar. Porém, o que vemos hoje excede o direito/dever de informar. O crime e a investigação criminal tornaram-se um produto. Não basta a notícia. Procura-se o pormenor macabro para servir a clientela voraz que alimenta a máquina. Disseca-se a factualidade até ao enjoo. Só largam o "osso" quando outro o substitui.

Insinuam-se no sistema de justiça, assediando quem seja, para obter o tal pormenor que garante a audiência. Depois temos também essa classe emergente dos especialistas comentadores que competem entre si na abordagem dos vários casos, atropelando-se para serem escutados – apenas e só para garantir que continuarão a ser… comentadores.

E na falta do tal detalhe diferenciador, aí está o exercício especulativo. E só se calam quando o pico de audiências exige - sem pudor ou respeito pelo sofrimento das vítimas e familiares - lembrar ao espectador o número de telefone para a chamada da sorte.

E já se atrevem a exigir que quem investiga se envolva neste comércio e forneça informação detalhada sobre cada caso.
O pior é que, dentro do sistema, já há quem concorde dispondo-se a sacrificar o recato e a tranquilidade essenciais a cada investigação!
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)