Sub-categorias

Notícia

Angra do Heroísmo linda... e triste

Edgardo Pacheco

Angra do Heroísmo linda... e triste

É difícil explicar a um turista que os restaurantes em Angra fecham ao domingo.
  • 1
  • 1408
Por Edgardo Pacheco|17.02.17
Uma viagem na Sata de Lisboa para algumas ilhas Açorianas do grupo Central, Ocidental e até Santa Maria no grupo Oriental implica, por regra, escalas ou em São Miguel ou na Terceira. Eu, por regra, esfrego as mãos quando uma viagem para o Pico, por exemplo, implica 3 ou 4 horas de paragem na Terceira. E porquê? Porque, a partir das Lajes demoro 20 minutos a chegar àquela que é, a meu ver, a mais bonita cidade açoriana e mesmo uma das mais bonitas cidades do País: Angra do Heroísmo. E olhem que é um micaelense que escreve assim.

A riqueza arquitetónica é tal que sempre que visito a cidade Património da Humanidade descubro qualquer detalhe novo. Uma igreja, um palacete, uma fachada, um conjunto de janelas e por aí fora. Isso e, claro está, o caráter festivo dos terceirenses.

Só que esse feitio dos angrenses parece não se manifestar aos domingos, pelo menos durante o inverno. O que parece ser um contrassenso agora que uma companhia aérea low cost decidiu voar diretamente de Lisboa para a Terceira – reivindicação muito justa por parte dos terceirenses.

No dia 5 de janeiro, passeando por Angra à procura de um restaurante digno desse nome, dei por mim numa cidade deserta, com todas as casas de referência fechadas. Nas ruas transversais de parte da rua da Sé em direção à baía, um ou outro casal de turistas penava pelo mesmo. Explicar a um estrangeiro que os restaurantes estão fechados porque é domingo... é um exercício penoso, que requer algum malabarismo. Manda o bom senso que os terceirenses não podem reclamar voos low cost e depois deixar os turistas a comer em cafés hambúrgueres e pizzas. Angra do Heroísmo merece mais. Muito mais.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)