Passos Perdidos

Eduardo Cabrita

Passos Perdidos

Ninguém se interessa pelo programa de Governo que vai ser discutido na próxima semana.
  • 4
  • 0
Por Eduardo Cabrita|05.11.15
  • partilhe
  • 0
  • 4
A próxima semana política poderá ficar conhecida como a do Governo dos Passos Perdidos. Entre a inutilidade do exercício regimental da indigitação de Passos Coelho para formar um Governo com morte anunciada, no qual nem os próprios Ministros acreditam, e a hipótese de se gorar na praia a revolução epistemológica que representaria um Governo de António Costa com apoio parlamentar de esquerda, multiplicam-se especulações de comentadores boquiabertos com as mais fantásticas semanas das últimas décadas da política lusitana.

A direita sem ânimo, exaurida pela pré-depressão provocada pela estupefação de um quadro jamais antecipado de relegação para as bancadas da oposição e pela desaparição do espaço político para continuar a cruzada ideológica dos últimos quatro anos, entrega-se à sorte e ao desespero.

A lucidez de Fernando Negrão antecipa a inevitável indigitação de Costa em caso de chumbo do programa de Governo. Porém, alguns náufragos da minoria de direita ainda se agarram a réstias de poder como a esperança de dissidências de direita na bancada do PS, à teimosia institucional de Cavaco em manter um inviável Governo defunto em gestão a contragosto ou até à alegada intransigência negocial de Jerónimo de Sousa.

Frustrar neste momento a expectativa de uma inovadora experiência de governação à esquerda, que conjugasse rigor orçamental com justiça social na repartição dos sacrifícios, teria consequências calamitosas para quem deu esperança aos que a 4 de outubro mostraram a vontade de uma mudança de rumo mesmo expressando esse sentimento com vozes de diferentes tonalidades e algumas inevitáveis dissonâncias.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De sednasapo05.11.15
    Eu não diria melhor!
2 Comentários
  • De tomar05.11.15
    Todos nós sabemos que o Costa ameaçou os portugueses que se não ganhasse as eleições, não aprovaria o OE para 2016. Logo ninguem está à espera de milagres, mas uma coisa todos nós sabemos, o Costa se chegar a ser 1º. Ministro, não o será por muito tempo. Mais, pessoalmente penso que iremos ter eleições antecipadas e aí o Coelho vai ganhar com maioria absoluta. Ninguem tenha dúvidas.
    Responder
     
     0
    !
  • De sednasapo05.11.15
    Eu não diria melhor!
    Responder
     
     1
    !

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)