Fraco argumento em belo cenário

Eduardo Cintra Torres

Fraco argumento em belo cenário

Percebe-se que a série atraia apenas uma reduzidíssima minoria de espectadores entre os 4 e os 64 anos.
  • 0
  • 87
Por Eduardo Cintra Torres|23.04.17
  • partilhe
  • 87
  • 0
É descoroçoante assistir à série ‘Vidago Palace’ (RTP1). Resultado duma bem-vinda co-produção com a TV Galiza, dispôs de meios raros, que se traduzem principalmente nos adereços, como os automóveis e o vestuário, recriando efectivamente o ambiente de 1936 no hotel Vidago Palace, empresa que fornece o nome à série (!) e fantásticos cenários.

O contexto histórico da narrativa é perfeito. A estória situa-se em Agosto de 1936: acaba de rebentar a Guerra Civil de Espanha, ali ao lado de Vidago; realizam-se em Berlim os Jogos Olímpicos; Salazar encena a fascistização do regime; os ventos de guerra na Europa acicatam o interesse no Norte do país pelo volfrâmio, de que Portugal era dos maiores produtores mundiais.

O hotel Vidago Palace, seus jardins, águas termais, campos de golfe e ténis, onde burgueses e aristocratas se encontravam para férias, é um local de grande potencial para encher o ecrã, como o palácio aristocrata de ‘Downton Abbey’. Quase bastaria aos actores povoarem os cenários naturais interiores e exteriores para a série alcançar o conseguimento artístico.

O problema está no quase. Não basta. O argumento não convence, no geral e no particular. O esqueleto da estória é de um conservadorismo narrativo aflitivo: ‘boy meets girl’, ela rica, ele pobre; ela destinada a casar com um inútil e mau carácter; o namorado impossível é puro, idealista, querendo combater pela República espanhola, e como convém ao pobre bom, tem estudos. O estereótipo ela rica - ele pobre é uma variação do seu contrário, a Gata Borralheira, sendo ambos frequentíssimos na ficção livresca e audiovisual. No modelo ela rica - ele pobre, recordo ‘A Virgem e o Cigano’ (1926), de D. H. Lawrence.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)