Não te caia o dentinho

Fernanda Cachão

Não te caia o dentinho

O Charlie Hebdo publicou um cartoon sobre o sismo em Itália que matou quase três centenas.
  • 0
  • 0
Por Fernanda Cachão|06.09.16
  • partilhe
  • 0
  • 0
Aos portugueses coube aquela coisa de juntar a gracinha ao dente. Passo a explicar. Quem de entre nós nunca ouviu, à conta de uma chalaça espigadota, a repreensão tão nacional: "Que gracinha... Vê lá não te caia um dente!" Vem isto a propósito dos italianos e do último número daquele que se sente inefável e que dá pelo título de ‘Charlie Hebdo’.

O jornal satírico francês, cuja redação foi alvo de um atentado terrorista em 2015, no qual morreram 12 pessoas, publicou um cartoon sobre o sismo em Itália que matou quase três centenas. A graçola na sua capa - e para quem não viu - juntava molho de tomate, gratinados e lasanha, numa alusão simultânea à gastronomia italiana e à tragédia que atingiu, sobretudo, Amatrice.

Nas redes sociais, a hashtag #JeSuisCharlie (Eu sou Charlie), homenagem aos mortos no atentado à redação do jornal francês, foi substituída pela #JeNeSuisPasCharlie (Eu não sou Charlie).

Mas supomos que a estupidez não mereça nenhuma hashtag, é aquilo que é em liberdade de expressão - tem direito à vida, sempre com o velho problema de fazer cair o dentinho. Ou de provocar atentados.
Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)